Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Alimentos de janeiro: veja as melhores opções para o seu cardápio

Alimentos de janeiro: veja as melhores opções para o seu cardápio

Sabe como começar o ano com o pé direito e cumprir as promessas feitas no Réveillon? Mudando a sua alimentação. Por isso, janeiro dá a partida para mais uma temporada com uma safra generosa de ingredientes propícios para o período de verão, época de intenso calor e que precisamos manter o corpo hidratado, com mais energia e disposição. Sendo assim, pegue um lápis ou uma caneta e anote em sua listinha de compras, as principais opções para esse mês.

Por causa do clima tropical, Janeiro é um mês fértil para a produção agrícola, por isso, as opções são fartas. Temos frutas poderosas em seus melhores momentos de plantio e colheita, além de verduras, legumes, grãos, sementes e cereais, que ganham muito destaque no início do ano. Vale destacar a importância de sempre optarmos por alimentos da safra em suas versões orgânicas, que são livres de agrotóxicos, e mantêm suas propriedades nutricionais intactas, além dos aspectos de sabor e e textura.

Quais são os alimentos indicados da safra de janeiro?

1 - Abóbora: Também conhecida como jerimum, a abóbora é um fruto rico em sabor e nutrientes para a nossa saúde. Podendo ser aproveitada integralmente em nossa alimentação e nas mais diversas preparações do dia a dia, o alimento é uma fonte poderosa de betacaroteno, vitamina C e vitamina E, substâncias que têm propriedades antioxidantes, além de vitaminas do complexo B, ótimos para fortalecer as funções do organismo e prevenir doenças.

2 - Agrião: Visto sempre como um acompanhamento para receitas, o agrião é uma planta fonte de nutrientes que completam muito bem o nosso quadro nutricional. É rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais, como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para proteger o corpo e equilibrar as funções do organismo.

3 - Alho nacional: Segundo análises feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), juntamente à Universidade de Brasília (UnB), a potência nutritiva dos alhos produzidos no Brasil, em comparação aos do resto do mundo, é muito grande. Isso se deve ao composto ativo, alicina, um antibiótico natural e que é encontrados em maior proporção nas espécies brasileiras. Essa substância pode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio.

4 - Cebola: Sem tem alho, não pode faltar cebola. A eterna companheira dos temperos vive ótima safra em janeiro. Rica em agentes antioxidantes, a cebola pode ser considerada um remédio natural para o combate de diversas doenças e enfermidades, pois fortalece o organismo e deixa os sistemas de defesa do corpo sempre precavidos.

5 - Batata-doce: A queridinha das dietas esportivas também está em alta durante o primeiro mês do ano. Rica fonte de proteínas, a batata-doce está sempre relacionada ao ganho de massa muscular e desenvolvimento do corpo. Ela ainda tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no organismo, sendo recomendada ao consumo de diabéticos.

6 - Abacaxi: Uma das frutas mais tradicionais de todas, o abacaxi é um fruta cítrica, ou seja, contém grande concentração de vitamina C, que gera muita energia e força ao organismo, dando mais ânimo e disposição ao corpo. Outro grande destaque nutricional do abacaxi é a concentração de bromelina, uma substância ativa que facilita a digestão e pode ajudar a reduzir inflamações associadas à artrite.

7 - Banana: Em janeiro tem banana para dar e vender. Uma das frutas tropicais mais queridas e consumidas no mundo, ela é uma fonte natural de potássio, um mineral que beneficia a saúde dos músculos, ossos, do sistema nervoso e circulatório, além de equilibrar as reações metabólicas no organismo, favorecendo a perda de peso. Dentre as propriedades da banana, também se destaca a quantidade energética, devido à frutose.

8 - Manga: As mangueiras estão generosas nessas época do ano. Dentre os diversos tipos de mangas (espada, rosa, palmer, etc), todas estão à disposição de serem consumidas ao máximo. Em relação aos benefícios nutricionais, essa fruta possui poderes incríveis, principalmente em relação à quantidade de fibras e minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, que ajudam a regular o organismo e prevenir problemas como a anemia (falta de ferro no sangue) e a osteoporose (falta de cálcio nos ossos).

9 - Milho verde: Um dos alimentos mais consumidos de todos, o milho é um fonte natural de nutrientes para a nossa saúde. Usado das mais diversas formas, que vão de cereais matinais, mingaus, bolos e tortas à tradicional pipoca, o milho é fonte de bons e importantes nutrientes, como fibras e carboidratos. O milho também tem a vantagem de poder ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten.

10 - Mostarda: Usada para dar um sabor picante às receitas, a mostarda é um tempero rico em ômega 3, ácido graxo que ajuda a reduzir o colesterol ruim, além de auxiliar no controle da pressão arterial. A mostarda ainda pode ser usada para aliviar dores nas costas e nos músculos e, por ser fonte de selênio, também é uma aliada para melhorar a congestão nasal, asma e problemas respiratórios.

Listinha de compras: outros alimentos em destaque no mês de janeiro: Abobrinha, batata, berinjela, beterraba, brócolis, chicória, couve, espinafre, mandioca, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsa, tomate, vagem, figo, goiaba, laranja-pera, limão, maçã, maracujá azedo, melancia, melão amarelo, ovos, pera, pêssego, uva Itália, uva Niágara.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais