Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Cuide da sua saúde bucal na gravidez

Cuide da sua saúde bucal na gravidez

Cuidar da saúde bucal na gravidez é muito importante para garantir o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. Evidências apontam que doenças gengivais estão relacionadas a partos prematuros e ao nascimento de bebês com baixo peso.

Pensando nisso, reunimos informações sobre como deve ser o acompanhamento odontológico durante a gestação. Confira a seguir e previna-se de complicações.

Cuidados com a saúde bucal na gravidez

As mudanças hormonais que ocorrem na gravidez podem facilitar o surgimento de inflamações na gengiva, especialmente entre mulheres que já tenham tendência a desenvolver o desconforto. Existem evidências que reforçam o argumento de que doenças bucais como a periodontite estão relacionadas a complicações na gestação, como partos prematuros e nascimento de bebês com peso abaixo do normal.

A causa dessas complicações se dá pela presença de micro-organismos acumulados na placa bacteriana, que causam o processo inflamatório e percorrem a corrente sanguínea. Ao ocorrer isso, o corpo dá início à produção de prostaglandina, substância hormonal que pode provocar contrações do útero e contribuir para o trabalho de parto prematuro.

Perante uma mudança na alimentação - muitas vezes, com presença de maior quantidade de alimentos açucarados -, algumas gestantes também lidam com a cárie. Já o refluxo, comum nesse período, faz com que a boca seja contaminada com um tipo de ácido que pode comprometer a integridade dos dentes. Tem-se, aí, a importância de uma escovação com cuidado e delicadeza.

Ainda faltam evidências científicas mais concretas que relacionem outros problemas da saúde bucal na gravidez com possíveis complicações gestacionais. No entanto, frente às informações até agora expostas, recomenda-se um acompanhamento odontológico durante todo o período.

Mantenha a saúde bucal em dia

Consultas regulares com um dentista são fundamentais para garantir que a sua higiene bucal esteja em dia. Avise o profissional sobre a sua condição para que ele evite o uso de medicamentos que possam deixar a saúde do bebê em risco.

Se possível, antes de engravidar, procure tratar todos os problemas bucais. Já durante a gravidez, lembre-se de ter atenção à higiene diária. Os dentes devem ser escovados após todas as refeições e o uso do fio dental deve ser feito em seguida. Dessa forma, você evita o acúmulo de micro-organismos e garante não só um sorriso mais bonito, mas também uma saúde fortalecida.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais