Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Por que nossa pele envelhece?

Por que nossa pele envelhece?

O envelhecimento cutâneo é uma associação do envelhecimento cronológico (relacionado à idade) ou intrínseco e do fotoenvelhecimento (relacionado à exposição solar) ou envelhecimento extrínseco.

O envelhecimento cronológico é determinado geneticamente, enquanto o fotoenvelhecimento é caracterizado por alterações degenerativas causadas pela exposição crônica ao sol.

Outros três fatores interagem no envelhecimento:

• Ação da gravidade

• Linhas de expressão

• Rugas de dormir (sleep lines)

Alguns fatores podem acelerar o envelhecimento da pele através da formação de radicais livres ou do ressecamento da pele. Fatores exógenos estão mais relacionados à formação de radicais livres, enquanto fatores ambientais ao ressecamento da pele e também à formação de radicais livres.

Fatores Exógenos

- Álcool;
- Cor da pele;
- Distúrbios emocionais;
- Alimentação;
- Fumo.

Fatores Ambientais

- Alterações Climáticas;
- Camada de Ozônio;
- Poluição e Nebulosidade;
- Radiação Ultravioleta;
- Variações com a latitude.

Papel dos hormônios no envelhecimento da pele

Os hormônios estão envolvidos no envelhecimento da pele, principalmente no envelhecimento relacionado à idade. Ocorre uma redução da produção principalmente do estrógeno na mulher e da testosterona no homem. A menopausa, na mulher, e a andropausa, no homem, podem provocar sinais de envelhecimento cutâneo.

Envelhecimento cronológico

O envelhecimento cronológico é caracterizado por alterações relacionadas à frouxidão da pele, rugas finas e tumores benignos de pele. Ocorre atrofia cutânea, pregueamento, diminuição da elasticidade e alteração da coloração — esta se torna amarelada.

Os pelos diminuem e se tornam brancos, as unhas enfraquecem, a pele resseca pela diminuição da secreção sebácea (secreção de óleo), sudorípara (secreção de suor) e do conteúdo de água da pele.

Ocorre reabsorção óssea do terço inferior da face, crescimento e queda das orelhas e do nariz, alteração do maxilar com consequente alteração dos lábios, o queixo fica fino e para a frente e ocorre flacidez na pálpebra inferior.

A gravidade provoca a queda da pele, principalmente da sobrancelha e dos músculos do terço inferior da face, com perda do contorno da face, aparecimento do sulco mento-labial (bigode chinês) e flacidez do pescoço.

Ocorre atrofia e perda da função dos músculos da face, principalmente do sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS) e dos músculos da mímica facial. Com isso há uma flacidez da bochecha e encovamento abaixo dos olhos, provocando um aprofundamento do sulco nasogeniano (ao redor da boca).

Ocorre diminuição da gordura facial, que resulta em afundamento das bochechas, dos lábios e abaulamento das bolsas palpebrais.

Movimentos repetidos criam as linhas de expressão, principalmente na testa, glabela, olhos e boca.

Nas células ocorre uma diminuição, principalmente na quantidade e no volume das células.Os fibroblastos, que são os responsáveis pela formação do colágeno e da fibra elástica, também diminuem e consequentemente a produção do colágeno e do tecido elástico se torna reduzida.

Ocorrem também alterações fisiológicas na pele envelhecida pela idade.

Fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento ou dermato-heliose ocorre pela exposição crônica aos raios UVB e UVA.

Clinicamente se caracteriza por aspereza, irregularidade da superfície cutânea, manchas e vasos, rugas finas devido ao enfraquecimento dos tecidos que sustentam a nossa pele, perda da elasticidade, coloração amarelada da pele (pela diminuição dos vasos sanguíneos) e aparecimento de lesões pré-câncer e câncer de pele. O fotoenvelhecimento pode ser classificado para ajudar no tratamento.

Tratamento do fotoenvelhecimento

A reestruturação da pele no tratamento do envelhecimento visa principalmente a formação de um novo colágeno. Muitas são as formas de tratamento da pele envelhecida, tanto no aspecto estético como na profilaxia do câncer de pele. O envelhecimento pode ser tratado e/ou prevenido através de:

Tratamento tópico

• Uso de sabonetes neutros e em pouca quantidade;

• Uso de hidratantes;

• Uso de filtro solar e restrição à exposição solar prolongada;

• Tratamento com retinoides tópicos para o fotoenvelhecimento.

Procedimentos

• Peelings;

• Dermoabrasão;

• Laser ablativo, não ablativo e laser fracionado;

• Radiofrequência;

• Luz de baixa intensidade (LED);

• Fontes de luz infravermelha;

• Terapia fotodinâmica.

Prevenção

• Avaliação das neoplasias cutâneas malignas – tratamento e profilaxia;

• Uso de filtro solar diariamente;

• Terapia fotodinâmica.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais