Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Leite condensado: o ingrediente queridinho dos brasileiros

Leite condensado: o ingrediente queridinho dos brasileiros

Leite condensado costuma ser visto como sinônimo de coisa boa – afinal, quem é capaz de resistir a um brigadeiro ou a um delicioso pudim de leite? Sobre morangos ou ainda na forma de doce de leite, é difícil achar sobremesa que não fique melhor com um toque do ingrediente. Isso sem falar naqueles que o comem puro mesmo, direto da lata ou no meio do pão.

No entanto, quem vê as tentadoras latinhas no mercado pode não saber que o produto não foi inventado para brilhar nas sobremesas, mas sim como uma forma de conservar melhor leite em uma época sem geladeiras. Ou que o adorado brigadeiro foi inventado para angariar votos em uma eleição presidencial.

Veja abaixo algumas curiosidades e macetes sobre o queridinho das multidões. Avisamos: é possível que você fique com fome...!

Quem inventou o leite condensado?

O ingrediente, como o conhecemos hoje, tem vários "pais". O norte-americano Gail Borden Jr., no entanto, foi quem aperfeiçoou e patenteou o método de produção industrial do produto em 1856. O objetivo era aumentar a vida útil do ingrediente e evitar que ele azedasse antes de chegar ao consumidor nas grandes cidades. Nesta época, o leite condensado era consumido diluído em água - seu uso em doces só veio depois.

Como é produzido hoje?

Ao contrário do que o nome indica, o leite condensado não é feito por condensação, mas sim por evaporação: após ser pasteurizado, ele recebe açúcar (que, aqui, também age como conservante) e passa por um processo que remove 60% de sua água.

Quem costuma ler receitas em inglês às vezes encontra "evaporated milk" (leite evaporado) na lista de ingredientes. Trata-se do leite que passou por este processo, mas não teve açúcar adicionado na fórmula.

O tal do brigadeiro

Para muita gente, falar de leite condensado é falar de brigadeiro. Conta a lenda que o doce foi inventado por eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência em 1945. Ele perdeu a disputa para Eurico Dutra, mas a receita entrou para a História.

Meu reino por um pudim

O pudim de leite condensado é sempre uma boa pedida para a sobremesa, seja em sua versão mais tradicional ou em releituras com chocolate, pistache, paçoca ou café, entre outras. A questão dos furinhos na massa é uma discussão que nunca termina --quem prefere o pudim liso precisa tomar cuidado na hora de misturar os ingredientes. Ao bater demais, incorpora-se ar na massa: ele fica preso na hora de assar, formando as tão polêmicas bolhinhas.

Na coqueteleira também pode

Tem quem goste de servir café expresso com uma colher ou duas de leite condensado no lugar do açúcar. O hábito é difundido em vários países asiáticos, como a Tailândia e o Vietnã - onde a receita de café bem forte e gelado misturado com o ingrediente é extremamente popular.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais