Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Manchas na gravidez são comuns, saiba como evitar

Manchas na gravidez são comuns, saiba como evitar

Mulheres que já passaram pela gravidez podem afirmar: é comum surgirem manchas na pele nesse período. Mas por que isso acontece? O dermatologista Adriano Almeida explica que esse escurecimento da pele pode ser fisiológico, como o que acontece na linha alba, mediana do abdome e dos mamilos, assim como patológico, relacionado ao hormônio combinado com a exposição solar, que na gravidez é chamado de cloasma.

A maternidade é um momento especial para a mulher, que leva não somente às modificações orgânicas como comportamentais e afetivas por parte da mãe. "Normalmente a aréola da mama e a linha alba do abdome escurecem por interferência hormonal. A aréola tende a clarear após a gestação, porém pode permanecer mais escura do que era anteriormente", explica ela.

Locais comuns

Os locais mais comuns são a região malar da face (bochecha), fronte e supralabial (buço). Também pode acontecer das axilas escurecerem, mas é mais raro. "O fator racial influencia também; nas pessoas de pele escura é mais frequente acontecer", diz Adriano.

Como prevenir

"Oriento as futuras mamães a evitar exposição solar em exagero, para evitar manchas. O melasma ou cloasma, mancha escura que geralmente aparece na face da gestante, tem uma estreita ligação com a exposição solar, por isso recomendamos às grávidas a evitarem exposição solar em demasia principalmente das 10h às 16h. Fazer uso de protetor solar, usar chapéu ou outro método de abrigo contra o sol são medidas importantes", aconselha.

Para não grávidas existem vários tratamentos para melhorar o aspecto do melasma e até desaparecer com ele, dentre eles temos o peeling, laser, cosméticos e outros. Pode ser tratado a qualquer momento, porém, alguns tratamentos são preferencialmente realizados no inverno, pois nesta estação podemos lançar mão de produtos não indicados no período do verão.

Hoje o tratamento pode ser feito de forma oral com medicações como picnogenol, resveratrol e contando com as vitaminas C e E, assim como com o betacaroteno para potencializar os tratamentos tópicos. No caso das gestantes pode-se usar ainda durante a gestação medicações com ações clareadoras como ácido azelaico e AA2G (que é uma vitamina C e age como despigmentante).


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais