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Notícia - Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios

Esporte na terceira idade traz inúmeros benefícios

Praticar algum esporte na terceira idade é sinal de preocupação com a saúde. O idoso que está disposto a melhorar o seu condicionamento físico é capaz de praticar atividades básicas da rotina sem dificuldade e tem imunidade fortalecida.

Engana-se quem acredita que o esporte na terceira idade é totalmente dispensável. É também durante essa fase tranquila e livre de preocupações que devemos investir em atividades prazerosas e que movimentem o corpo. Desde que orientados por profissionais, os exercícios físicos apenas trazem benefícios à saúde.

Vantagens do esporte na terceira idade

É na terceira idade em que o corpo humano apresenta mudanças. Quem afirma é Amauri Garcia, coordenador técnico da academia Fórmula. “Começamos a perder tônus muscular, capacidade cardiorrespiratória, alongamento e flexibilidade”, explica o profissional. Para reverter essa situação, basta apostar em exercícios.

A prática de atividades físicas é essencial para a execução da maioria das tarefas do dia a dia. O idoso ativo é capaz de se agachar, caminhar e correr sem apresentar dores. Os exercícios também são responsáveis pela liberação do hormônio chamado de endorfina, que alivia o estresse e combate os efeitos da depressão.

Quem não tem amigos e está se sentindo muito sozinho, também pode encontrar vantagens na prática de atividades físicas e esportes. Os grupos de idosos são ideais para conversar, conhecer novas pessoas, encontrar parceiros e se divertir.

Veja 3 opções de esporte na terceira idade

O primeiro passo para praticar um esporte na terceira idade é ir ao médico. O idoso deve fazer uma série de exames para confirmar que está livre de patologias. Todas as articulações precisam ser analisadas para a identificar possíveis lesões. Após a liberação, é hora de começar os treinos e melhorar a qualidade de vida.

Para evitar lesões e garantir resultados efetivos, você deve contar com o auxílio de um profissional de Educação Física. Ele irá escolher os melhores exercícios, movimentos e estímulos para melhorar o seu condicionamento físico. Atividades sem orientação são perigosas e devem ser totalmente descartadas. Confira três esportes que podem ser alternativa.

Futebol: o idoso que consegue correr pode praticar a famosa pelada. Junte os amigos para jogar uma partida por semana. Vale investir em treinos na esteira para potencializar o seu condicionamento físico.

Natação: os movimentos praticados na água são livres de impacto e protegem as articulações. O contato do corpo com a água é relaxante e garante sensação de bem-estar.

Dança: é só se jogar nos movimentos e melhorar a sua autoestima. Várias academias contam com aulas de dança para os mais diversos níveis de conhecimento. Escolha o estilo que mais combina com as suas preferências.


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