Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Como evitar lesões ao correr em dias frios?

Como evitar lesões ao correr em dias frios?

Quando chega a estação mais fria do ano, as atividades físicas não devem ser interrompidas, mas nessas condições o nosso organismo demora mais para atingir o ponto ideal para realizar a atividade física.

Sendo assim, o aquecimento articular e muscular deve ser trabalhado com mais eficiência e por mais tempo. Neste artigo trouxemos 6 dicas para te deixar pronto para praticar atividade física e evitar lesões nos dias frios.

1 - Aquecimento é fundamental

É importante tomar ainda mais cuidado e os exercícios de aquecimento devem ser trabalhados por mais tempo e com mais atenção. Para permitir um funcionamento ideal, o corpo precisa estar preparado para o estímulo que irá receber.

Nos dias mais frios, as pessoas tendem a não aquecer adequadamente e isso é algo muito perigoso, aumentando as chances de lesões musculares. É muito importante manter os batimentos cardíacos e a temperatura corporal um pouco mais elevada nestes dias.

2 - O vestuário adequado é muito importante

Nos dias de clima frio o vestuário é aliado na manutenção da temperatura corporal ideal. Sendo assim, opte sempre pelas roupas que facilitem a troca de calor com o ambiente, mas que mantenham o corpo aquecido.

Correr com agasalho é totalmente desnecessário e não oferece benefícios. Atualmente existem diversas roupas desenvolvidas especificamente para realizar atividades físicas em dias frios.

Uma boa dica é escolher um tecido absorvente de algodão ou o nylon, ambas podem ser usadas sobre as outras peças de roupas e se você sentir calor, elas são extremamente leves e você poderá amarrar na cintura.

3 - Fazer uma preparação pré treino

Uma alimentação rica em carboidratos e proteínas é indispensável para ajudar na recomposição muscular, principalmente no frio. Portanto, é importante incluí-los na sua dieta alimentar antes dos treinamentos.

Na preparação que antecede a atividade física, é indicado que você realize alongamentos com pouca intensidade, objetivando apenas a ativação da circulação sanguínea. Jamais se alongue até o limite nos dias frios, porque isso aumenta as chances de lesões musculares.

4 - Acessórios de proteção

Proteger a pele, lábios, nariz e ouvido do vento gelado é indispensável. Quando corremos em dias frios, o vento é o nosso maior inimigo, podendo prejudicar o conforto e o desempenho durante a atividade física.

É indicado que a pessoa use protetor labial e cubra bem as regiões periféricas do nosso corpo. Toucas, luvas, meias, calças e blusas de mangas compridas ajudam a manter o corpo aquecido e oferecem condições melhores para continuar realizando a atividade física.

5 - Cuidados com a hidratação

Apesar de sentirmos menos cede nos dias frio à hidratação deve acontecer quase que da mesma forma que nos dias quentes. O ar gelado resseca as extremidades, racha os lábios e dificulta a respiração. Quanto mais água ingerir, menores são as chances de desenvolver estes problemas.

6 - Alimentação adequada

Outro efeito da queda da temperatura é o aumento do apetite, as pessoas tendem a comer mais porque quando o organismo está fazendo a digestão, o mesmo promove um aumento da temperatura corporal. O lado ruim é que grande parte das pessoas buscam ingerir alimentos mais calóricos.

Para não prejudicar a sua atividade física e também para evitar o ganho de peso, é importante se preparar de forma mais saudável e menos calóricas, evite alimentos como:

- Creme de leite;
- Manteiga;
- Açúcares;
- Carnes gordas.

Os alimentos mais indicados para estes dias são: chocolates com alta concentração de cacau, legumes, raízes diversas e frutas. Não se esqueça dos alimentos ricos em fibras, uma vez que eles ajudam na sensação de saciedade.

Para te ajudar nesta parte de alimentação adequada, indicamos que você busque um nutricionista para te orientar da melhor forma possível. Também indicamos sempre que você conte com a orientação de um profissional de Educação Física para te ajudar na realização das atividades físicas da melhor forma possível.

Por fim, sempre alertamos para que você jamais inicie qualquer atividade física sem antes obter a liberação médica para praticar exercícios físicos. Desta forma você estará prevenindo de riscos graves e buscando apenas os benefícios que o exercício pode oferecer.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais