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Notícia - Câimbras: Saiba como evitá-las

Câimbras: Saiba como evitá-las

Você costuma sofrer com câimbras? Elas chegam sem avisar, de forma súbita e costumam causar mal-estar. O mais comum é que elas aconteçam durante a prática de atividades físicas, porém, elas podem acontecer também repentinamente, sem a pessoa estar praticando nenhum exercício.

Segundo o ortopedista Maurício Garcia, a câimbra nada mais é do que a rigidez do músculo de forma abrupta e existem muitas causas para que ela aconteça. "Grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem às câimbras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Nestas condições, uma leve tensão e um movimento súbito podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente", explica ele.

É muito comum acontecer na panturrilha, pois, na realidade, este músculo é um coração periférico auxiliando o retorno venoso durante todo o dia e pode manifestar-se sobrecarregado e, associado com alguns outros fatores, ocorrer essa contração abrupta, mas também podemos encontrar, por exemplo, na planta do pé.

E como evitá-las? Dizem as pessoas mais antigas que, ao ter câimbra, é necessário comer banana, mas o ortopedista explica que o importante é repor o sódio no organismo. "Uma leve quantidade de sal vai ajudar a repor o mineral. Consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira de repor o sódio", diz ele. Em relação à banana, o ortopedista explica que ela é uma fonte de nutrientes que pode ajudar na reposição do sódio, mas que a fruta não pode ser colocada como fator primordial para evitar as câimbras.

Para prevenir que estas câimbras aconteçam, são indicadas, principalmente no período de calor, algumas recomendações:

1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício.

2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva.

3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.

4. Alongue. Como as câimbras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.

5. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área.

E na hora que a câimbra surge, o que fazer? Segundo o ortopedista, é necessário realizar um alongamento passivo forte do músculo acometido até que o sintoma seja minimizado. "Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora", finaliza ele.


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