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Notícia - Aprenda a incluir a goji berry em sua dieta

Aprenda a incluir a goji berry em sua dieta

Bastam duas colheres de sopa por dia dessa fruta para usufruir de todas as suas propriedades funcionais.

A goji berry ainda é uma novidade no Brasil, mas há milhares de anos é cultivada e apreciada pelos orientais. Os chineses gostam tanto dela que organizam festivais anuais e até ergueram uma estátua em homenagem ao cultivo de suas árvores. O produto começa a ganhar adeptos por aqui, dados os componentes naturais que evitam o envelhecimento precoce, e ainda aumentam a imunidade.

Com uma lista de muitas e variadas propriedades, ela se destaca pela alta concentração de vitaminas: cada 100 g (1 xícara de chá) do alimento contém 2.500 mg de vitamina C, uma quantidade 50 vezes maior do que o contido em uma laranja.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Arizona (EUA) investigou a sua composição. Considerando que um organismo com níveis de vitamina C entre 5 e 15 mg passa a queimar mais gordura naturalmente, ficou fácil entender por que ela conquistou a fama de aliada da perda de peso. Outro trabalho sobre a goji berry foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition: os estudiosos comprovam a alta concentração de outras vitaminas, como B1, B2 e B6, cerca de 20 aminoácidos, potássio, selênio e cálcio.

Insira na dieta agora

De acordo com Gabriel Cairo Nunes, nutricionista clínico especializado em transtornos alimentares pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), “dada a alta concentração de vitamina C, um dos benefícios da fruta vem do seu poder antioxidante, fazendo com que previna o envelhecimento precoce além de ajudar na pele”. Nunes diz que a grande quantidade de vitaminas B1, B2 e B6 colabora no metabolismo dos carboidratos, ajudando a fornecer energia.

Acrescente à lista a boa variedade de aminoácidos. “Com eles é mais fácil preservar a massa magra e diminuir a flacidez”. “O ômega-3 também faz parte da composição e trabalha na prevenção de doenças coronarianas e ainda baixa o colesterol ruim”, completa.

Fresca ou seca?

A goji berry pode ser consumida fresca, seca e misturada a frutas, saladas, cereais, sucos e iogurtes. “Prefira as frutas orgânicas e deixe de lado as duras, secas e escuras”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional (RJ). Mas além de ser encontrada in natura e seca em lojas de produtos naturais, a fruta é vendida em pó por farmácias de manipulação em forma de cápsulas.

A dose recomendada é de 1.500 mg (três cápsulas) diários. Seja qual fora opção, a alta concentração de vitamina C é a grande vantagem de incorporar o alimento à alimentação. Independente de como for usá-la, nenhuma propriedade será perdida.


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