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Notícia - Tipos de peixes para quem quer abandonar a carne vermelha

Tipos de peixes para quem quer abandonar a carne vermelha

Ainda que a carne vermelha seja importante na alimentação, não precisa ser um item constante em seu cardápio. A carne encontrada em vários tipos de peixe pode ser muito mais saudável. O segredo está em aprender a adaptar o seu paladar.

Peixe é rico em benefícios

Quase todas as pessoas sabem que comer peixe faz bem para a saúde. Mas você já se perguntou o porquê disso? A verdade é que esse animal é uma grande fonte de elementos importantíssimos para nossa alimentação.

Por exemplo, nele você é capaz de encontrar gordura ômega 3, vitamina D e selênio, bem como altas concentrações de proteínas e baixos níveis de gordura saturada. Não surpreende que o seu consumo esteja associado a diversos benefícios para a saúde.

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine, comer peixe de uma a duas vezes por semana é capaz de reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), depressão, mal de Alzheimer e outros problemas médicos crônicos.

A saúde dos olhos também é favorecida com o consumo de diferentes tipos de peixe. Conforme um estudo publicado na revista médica Lancet, a carne desse animal dá proteção contra a degeneração macular – uma das principais causas de problemas de visão e cegueira em indivíduos mais velhos.

Para quem tem dificuldades para dormir, ele pode ser igualmente benéfico. Especialistas indicam que uma das principais causas para esse tipo de desordem é a carência de vitamina D e uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine sugere que a ingestão de peixe, especificamente salmão, é capaz de atenuá-la.

Tipos de peixe para você escolher

Se você deseja agregar um pouco mais dessa carne ao cardápio do dia a dia ou definitivamente inclui-la em suas refeições, conheça alguns tipos de peixe que são capazes de trazer vários benefícios para a saúde:

Arenque

Especialistas indicam que por ser de água fria, ele é capaz de ser ainda mais nutritivo que os demais. Tanto é assim que aproximadamente 100 gramas desse peixe possui uma grande quantidade de ômega 3, que varia de 1,2 grama a 3,1 gramas. Parece pouco? Pois saiba que a quantidade diária recomendada desse nutriente é de apenas um grama.

Sardinha

Também possui quantidades importantes de vitamina D e ômega 3. A boa notícia é que para obter esses benefícios você não precisa necessariamente consumir o peixe fresco: as versões enlatadas que são encontradas nos supermercados também cumprem bom papel na promoção da saúde.

Atum

Facilmente encontrado nos supermercados – seja fresco, seja enlatado. Como ele é fácil de ser achar, trata-se de uma boa opção para aqueles que desejam adicionar o peixe ao cardápio do dia a dia.

Salmão

Quem gosta de sushi e sashimi está acostumado a consumir esse peixe. É uma boa fonte de ômega3, possuindo aproximadamente um grama a 1,4 grama para cada 100 gramas de peixe. Vale dizer que tanto o salmão selvagem quanto o salmão de cativeiro possuem os mesmos nutrientes.

Bacalhau

Bastante famoso em Portugal, é fácil encontrá-lo em supermercados também no Brasil. Como os demais peixes, ele possuí bons índices de ômega 3 e rende receitas de dar água na boca.


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