Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - 7 alimentos que parecem inofensivos, mas podem prejudicar seus dentes

7 alimentos que parecem inofensivos, mas podem prejudicar seus dentes

O esmalte que recobre os dentes é levemente poroso, isso faz com que ele seja lentamente preenchido por resíduos rapidamente e, com o tempo, escureça. Para se ter uma ideia de como absorvem o que comemos, lembre-se do que acontece com seus dentes quando bebe vinho. Pode não ser um problema após a escovação, no entanto, alguns alimentos são capazes de manchar os dentes mais profundamente com o tempo. Veja por quê.

Para manter dentes lindos, seja comedida com:

1. Chá

Assim como o café e o vinho, alguns tipos de chá possuem substâncias corantes que pode pigmentar a superfície do esmalte dos dentes. É o caso do chá de hibisco, mate, preto. O risco aumenta quando o dente apresenta alguma fissura ou irregularidade que pode acumular partículas a longo prazo.

2. Molho de tomate

Além de conterem muitos corantes escuros, os molhos de tomate são normalmente ácidos, o que pode levar à erosão no esmalte e escurecimento do dente. De preferência ao consumo do molho feito com tomates frescos na sua casa. E, quando for consumir os industrializados comprados prontos, tente usá-los com moderação.

3. Fruta desidratada

Além de terem alta concentração de açúcar - já que perdem bastante de seu volume em água - pelo mesmo motivo, as frutas secas acabam tendo maior aderência na superfície do dente, facilitando o processo de proliferação das bactérias da cárie. A dica é escovar os dentes logo após consumir este tipo de alimento e também não exagerar no consumo.

4. Conserva

Alimentos em conserva de vinagre como, por exemplo, as de legumes em picles podem prejudicar os dentes. Tudo porque são altamente ácidos devido ao uso do vinagre que pode alterar o pH do esmalte dentário, deixando os dentes mais frágeis.

5. Cítrico

Se consumidas de forma exagerada, as frutas cítricas podem ser prejudicais aos dentes. Tudo porque, normalmente, elas são bem ácidas e podem gerar uma erosão nos dentes prejudicando a sua camada mais externa, o esmalte. Os desgastes podem ser irreversíveis e, além disso, acabam facilitando o aparecimento das cáries.

6. Vinho

A bebida não é prejudicial aos dentes se consumida de forma moderada. No entanto, alguns pigmentos naturais presentes no vinho tendem a manchar mais facilmente a placa bacteriana. Por isso, dentes limpos estão sempre mais protegidos. Ao consumir vinho, não se esqueça da água para acompanhar. Se for com gás, melhor ainda, pois a carbonatação ajuda a proteger seus dentes. O importante é não ficar de boca seca.

7. Café

Os pigmentos do café podem ocasionar um escurecimento extrínseco do dente, mas que não chegam a prejudicá-lo. Esses pigmentos podem ser facilmente removidos no consultório com uma limpeza. No entanto, outro aspecto a se considerar é a temperatura já que o dente sempre reage às temperaturas extremas. E, como reação, aumenta a camada de dentina que na sua essência é amarelada. Portanto, bebidas muito quentes ou muito geladas em quantidade podem deixar os dentes mais amarelados.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais