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Notícia - Jantar leve garante bons sonhos

Jantar leve garante bons sonhos

Se você come e já vai para a cama, precisa esperar um pouquinho para não passar a noite contando carneirinhos. O ideal é que o jantar seja feito, no mínimo, 2 horas antes de dormir. Este é o tempo suficiente para o esvaziamento gástrico acontecer e o metabolismo gastar energia, já que com o repouso, ele desacelera e fica mais fácil o acúmulo de gorduras.

Por isso, quanto menos alimentos “pesados” você ingerir durante esta refeição, melhor será sua digestão. “Excesso de gorduras, proteínas, frituras, doces e alimentos com cafeína, como os refrigerantes à base de cola, atrasam a digestão e desaparecem com o sono”, explica a nutricionista da Clínica Dr. José Bento de Souza, Karyna Pugliese.

Um cardápio mais leve e balanceado neste período ainda evita problemas gastrointestinais como azia, gastrite e até pesadelos. Veja dicas do que comer neste período e tenha uma boa noite!

Salada

Fibras e carboidratos: Legumes ou folhas mistas (verdes, roxas e brancas).

Amidos e cereais: Mandioca, inhame, batata-doce, batata-inglesa ou milho.

Proteína animal: Queijo branco, mussarela de búfala, ricota, filé de frango, ovo cozido ou atum.

Proteína vegetal: Grão-de-bico, ervilha ou soja. Gordura: amêndoas, castanhas, avelãs, macadâmia, linhaça ou nozes.

Shake

Fibras e carboidratos: Frutas.

Amidos e cereais: Quinoa, aveia ou gérmen de trigo.

Proteína animal: leite, leite de soja ou iogurte.

Gordura: Sementes oleaginosas (linhaça, amêndoas, castanhas, avelãs, macadamia ou nozes).

Sopas

Fibras e carboidratos: Folhas (verdes, roxas e brancas) e legumes.

Amidos e cereais: Mandioca, inhame, batata-doce, batata-inglesa ou milho.

Proteína animal: Aves ou carne vermelha magra.

Gordura: Já está presente na proteína animal.

Lanches

Fibras e carboidratos: Folhas (verdes, roxas e brancas) e legumes.

Amidos e cereais: Pão de forma integral, pão sírio integral ou pão tipo wrap.

Proteína animal: Bife de filé de frango, bife de carne vermelha magra ou queijo branco, ricota ou atum.

Gordura: Azeite de oliva extravirgem.

Comida

Fibras e carboidratos: Folhas (verdes, roxas e brancas) e legumes.

Amidos e cereais: mandioca, inhame, batata-doce, batata-inglesa, milho arroz ou macarrão.

Proteína animal: Peixe ou ovos.

Gordura: Já está presente na proteína animal.

Dica: se gosta de jantar cedo, realize uma ceia com uma fruta, iogurte, 1 copo de leite ou 1 xícara (chá) de ervas claras como a cidreira ou camomila com 2 torradas.


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