Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - O que comer para aliviar a dor de garganta

O que comer para aliviar a dor de garganta

Para aliviar a dor de garganta, alimentos como o mel, chá morno de limão ou gengibre são excelentes opções porque ajudam a diminuir a sensação de irritação e dor na na garganta, além de fortalecer o sistema imune para que o organismo combata melhor a inflamação.

Para aliviar a dor de garganta, uma colher de chá de mel é suficiente para fortalecer as defesas do organismo e é necessário beber, pelo menos duas vezes por dia, o chá de gengibre e limão ou o chá de echinácia.

Uma excelente sugestão do que comer durante o período em que a garganta dói, para aliviar o incômodo, pode ser:

- Café da manhã: mingau de aveia.
- Almoço: canja com cenoura. Para a sobremesa, banana amassada.
- Lanche: vitamina de morango.
- Jantar: ovos mexidos com purê de batata e abóbora. Pera madura ou pera cozida de sobremesa.

Ao longo do dia é importante beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser tomada na forma de chá de gengibre ou echinácia, mas outras boas alternativas também podem ser a malva, sálvia ou alteia, que são chás com propriedades anti-inflamatórias.

Alimentação ideal para dor de garganta

A dieta para aliviar a dor de garganta tem que ser feita com alimentos líquidos e com consistência pastosa, para não provocar dor ao engolir os alimentos. Alguns exemplos desses alimentos podem ser:

- Mingaus;
- Sopas;
- Purês de fruta ou de legumes;
- Sucos, vitaminas;
- Iogurte;
- Gelatina;
- Ovos mexidos.

Além desses alimentos, é importante usar alho e cebola na confecção dos alimentos porque estes têm a substância alicina, que é anti-inflamatória. Se a dor de garganta não diminuir em três dias, deve-se consultar o médico, pois pode ser necessário tomar remédios.

O que não comer na dor de garganta

Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor. Os alimentos gelados, como sorvete, também devem ser evitados e os sucos de frutas ácidas, como laranja ou abacaxi, porque aumentam a dor ao passar na garganta inflamada.

As frutas ácidas são boas para fortalecer o sistema imune, por isso, devem ser utilizadas quando se tem dor de garganta, mas em vitaminas e não como suco, pois ao misturar com o leite diminui a acidez e já não provoca dor ao passar na garganta.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais