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Notícia - Banana engorda? Especialistas tiram a dúvida

Banana engorda? Especialistas tiram a dúvida

Rica em carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, a banana é um superalimento que deveria fazer parte da alimentação diária, inclusive de quem segue uma dieta para emagrecer. Seus nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo e garantem uma dose extra de disposição ao longo do dia.

Nutricionista, Brunna Reis chama atenção para a importância das frutas calóricas, como banana, abacate e açaí. Segundo ela, os nutrientes são os verdadeiros responsáveis pelo emagrecimento e não as baixas calorias. Uma banana prata tem entre 70 e 100 kcal e é fonte de magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, fibras e triptofano, aminoácido ligado às sensações de prazer e bem-estar. Isso significa que os benefícios da banana compensam o seu valor calórico.

Qual é a melhor banana para a dieta?

A banana maçã é a menos calórica (87 kcal por 100 g) e a que apresenta maior quantidade de fibras (2,6 g por 100 g), por isso é a melhor opção para quem está de dieta. Contudo, a nutricionista Paola Moreira explica que, durante o amadurecimento, o amido resistente da banana (um tipo de fibra extremamente benéfica) é convertido em açúcar, aumentando seu valor energético. É por isso que quanto mais madura a banana, mais doce é o sabor.

Para aproveitar apenas os benefícios, a dica é consumir a fruta ainda um pouquinho verde ou na forma de biomassa de banana verde, que pode ser adicionada em diversas preparações quentes, vitaminas ou sucos e preserva todos os nutrientes originais.

Confira abaixo algumas receitas com banana que ajudam a emagrecer e fazem muito bem à saúde.

Receitas com banana para emagrecer

- Para fazer a biomassa de banana verde, coloque um cacho de banana nanica em uma panela de pressão com água fervente por 8 minutos. Desligue e deixe que a pressão continue cozinhando por 12 minutos. Aos poucos, vá descascando uma a uma e coloque imediatamente no processador ou no liquidificador para bater.

- Bata 200 ml de leite de soja, 1 banana, 4 morangos, 1 colher (chá) canela em pó, 1 colher (chá) cacau em pó e 1 colher (sopa) biomassa da banana verde para preparar um shake para emagrecer, ideal para ser consumido nos lanches intermediários e muito nutritivo.

- Bata 200 ml de água, 1 banana, 2 colheres (sopa) Whey Protein, 2 colheres (sopa) quinoa em flocos, 1 colher (sobremesa) farinha de linhaça e 1 colher (sopa) colágeno hidrolisado para fazer um shake para ganhar massa muscular, excelente alternativa para consumir depois da academia.

- Banana com aveia é uma mistura potente que acelera o metabolismo, aumenta a sensação de saciedade e ajuda e emagrecer. Boa alternativa para os lanches, café da manhã e pré-treino.

- Para matar a vontade de comer doce, aqueça uma banana amassada no micro-ondas por alguns segundos e acrescente um fio de mel com canela ou uma colherzinha de cacau em pó com castanhas picadas. Sobremesa fácil e nutritiva.

- A blogueira fitness Michele Franzoni deu em seu blog uma receita de panqueca de banana ideal para consumir depois do treino. Bata no liquidificador 2 claras, 1 colher de chá de fermento, 30 g de aveia em flocos e 1 banana. Separe em três porções e frite em uma frigideira antiaderente.


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