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Notícia - Combine alimentos para emagrecer

Combine alimentos para emagrecer

Cada alimento é formado por um ou mais nutrientes importantes para o corpo e cabe ao organismo recebê-los e distribuí-los. Porém, esse processo pode ser facilitado ou dificultado.

A nutricionista funcional esportiva Daniela de Almeida explica que combinar certos alimentos potencializa a refeição ou atrapalha a absorção. A combinação favorável é chamada de sinergia alimentar.

Conheça alguns dos benefícios:

- Combate a disbiose (dificuldade de absorver as vitaminas no intestino);

- Previne doenças;

- Auxilia na perda de peso;

- Melhora inflamações no organismo;

- Reduz o estresse oxidativo.

“Um exemplo clássico é o molho de tomate caseiro. Uma excelente opção para enriquecer as preparações grelhadas, dando mais sabor e favorecendo a absorção de nutrientes”, sugere Daniela.

Isso acontece porque o licopeno (carotenoirde que dá cor avermelhada) é absorvido melhor na presença de gorduras saudáveis e na forma cozida.

A sinergia vai depender das reações de cada nutriente específico e da forma como o alimento é preparado. Quando o cardápio é elaborado de maneira sinérgica, o organismo trabalha melhor e fica mais fácil eliminar o peso extra.

A nutricionista destaca que problemas com sobrepeso estão diretamente ligados com questões metabólicas do corpo.

Confira algumas combinações que podem ajudar ou atrapalhar:

Café com leite: a cafeína e o ferro não favorecem a absorção do cálcio, que é essencial para saúde óssea. “Sua baixa ingestão interfere no nível desse mineral no interior dos adipócitos, favorecendo as vias metabólicas envolvidas no acúmulo de gordura nestas células”, explica Daniela.

Cúrcuma com arroz integral: os dois juntos têm atividade antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória. A nutricionista recomenda adicionar a cúrcuma no arroz já cozido.

Feijão acompanhado de cenoura cozida: segundo Daniela, o Zinco ajuda na conversão de betacaroteno em vitamina A, favorecendo um pele saudável e fortalecendo o sistema imunológico.

Bebidas com cafeína e vegetais: refrigerantes, café, chás pretos ou mate dificultam a absorção de ferro dos vegetais. “O comum hábito de consumi-los após as refeições tem efeitos deletérios para quem tem anemia”, acrescenta.

Daniela ainda alerta que os maus hábitos alimentares como ingestão exagerada de frituras e industrializados colocam em risco a nutrição adequada do corpo e atrapalham o processo de emagrecimento, desencadeando problemas de saúde e falta de disposição. Fique de olho na alimentação!


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