Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Como a falta de sono pode prejudicar a saúde

Como a falta de sono pode prejudicar a saúde

Ter uma boa noite de sono é essencial para que o corpo recupere suas energias e o organismo trabalhe melhor. O neurologista Fabio Sawada Shiba alerta que a falta aguda de sono causa vários sintomas ruins para o nosso metabolismo.

“Como sonolência, falta de atenção, perda de memória, dificuldade de realizar atividades mais complexas ou que requeiram respostas rápidas, entre outros”, complementa. Isso acontece porque a quantidade de energia exigida para realizar as tarefas do dia a dia é maior que adquirida durante o tempo de repouso.

Riscos

A falta frequente de sono pode ocasionar síndromes e doenças graves. Segundo o neurologista, os efeitos se acumulam e o sistema imunológico fica com o funcionamento comprometido. “Há evidências de que esse défict aumenta o risco de obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares em geral, infecções, transtornos depressivos e outros”, menciona. Por outro lado, quando se dorme demais, o corpo também pode apresentar esses sintomas. O ideal é descansar entre seis e oito horas diárias.

Insônia

E, por trás de noites mal dormidas, pode existir um motivo maior. Um dos problemas que causam a falta de sono é a insônia, caracterizada pela dificuldade em atingir um sono de qualidade. Fabio indica a fadiga, a sonolência diurna, desempenho lento e mau humor como principais sintomas. O tratamento varia de pessoa para pessoa e envolve atuar sobre fatores comportamentais ou uso de medicamentos.

“É importante criar uma rotina com horário regular para adormecer, associar a cama somente ao sono, não realizar outras atividades no quarto, manter o ambiente silencioso e escuro, evitar exercícios pesado à noite, não ingerir álcool, não dormir durante o dia, entre outros”, aponta o neurologista.

O sono ideal

O tempo que garante uma boa noite de sono varia de acordo com diversos fatores como a idade. Adultos dormem menos que crianças e adolescentes, por exemplo. Além disso, é preciso criar um clima propício e tranquilo para adormecer. Fabio também destaca a importância de um bom colchão para garantir sucesso no sono.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais