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Notícia - Exercícios que previnem hérnia de disco

Exercícios que previnem hérnia de disco

O aparecimento de dores na região das costas incomoda qualquer pessoa e, dependendo do nível, pode dificultar a realização de atividades consideradas simples no dia a dia. Quando o problema se agrava pode causar lesões como a hérnia de disco, problema que afeta 5,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Conheça dicas de exercícios que podem prevenir o surgimento das hérnias de disco, indicados pelo fisioterapeuta Helder Montenegro.

Hidroginástica

Essa atividade é recomendada para pessoas de todas as faixas etárias. Por ser um exercício de baixo impacto é indicado para quem não possui muito condicionamento físico. “Por ser realizada dentro da água, a hidroginástica facilita os movimentos do corpo. Esses exercícios ainda fortalecem a musculatura e protege as articulações do acometimento de lesões. Além disso, melhora o alongamento do corpo”, esclarece o fisioterapeuta Helder Montenegro.

Alongamento

As atividades de alongamento são essenciais para a prevenção e tratamento de dores nas costas. Elas ajudam a manter os músculos e os ligamentos mais flexíveis. Outra vantagem é que o alongamento diminui o estresse nas articulações e melhorar o fluxo de sangue e de nutrientes em todo o corpo. “Com o alongamento é possível prevenir entorses ou dores musculares após a prática de atividades.

O ideal é que você comece alongando o pescoço e trabalhe cada grupo muscular descendo por todo o corpo. O tempo de cada alongamento deve ser igual para cada região do corpo”, afirma Montenegro.

Pilates

A prática do Pilates é a mais recomendada para quem possui dores nas costas ou para quem deseja prevenir o problema, pois os exercícios da técnica são considerados completos. De acordo com o especialista, essa atividade fortalece os músculos do abdômen e das costas, diminuindo o desequilíbrio muscular. “Ele atua no fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural.

Dessa forma, os exercícios ajudam a estabilizar a coluna, impedindo os desvios. Outra vantagem é que ele trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de cabeça, ombro e diafragma – músculo da respiração – o que aumenta a resistência e flexibilidade do aluno”, informa.


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