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Notícia - Alimentos que ajudam a dormir melhor

Alimentos que ajudam a dormir melhor

Nutricionista lista alimentos que melhoram a qualidade do sono.

Ter uma boa noite de sono é importante para acordar bem disposta, garantir a manutenção do bom funcionamento do organismo e até mesmo emagrecer. Segundo a nutricionista Cátia Medeiros, da Atual Nutrição, dormir realmente auxilia a redução de gordura.

Dormir emagrece

“Quando atingimos um nível de sono profundo há a liberação do hormônio GH pela GH pela glândula pituitária. Essa substância ajuda a reduzir a quantidade de gordura no corpo e poupar os músculos”, explica ela. Além disso, dormir pouco resulta em um baixo índice de leptina, hormônio responsável pela saciedade, e alto nível de grelina, hormônio que traduz a sensação de fome.

Como dormir melhor

Apesar de saber dos benefícios de uma boa noite de sono, nem todo mundo consegue dormir bem. Cátia diz que, além de evitar substâncias estimulantes à noite, como chá verde e café, pessoas que tem dificuldade para dormir não devem ir para a cama com fome.

Ainda de acordo com a nutricionista, se a pessoa não conseguir pegar no sono em 30 minutos, o mais indicado é levantar e procurar uma atividade relaxante, como ouvir uma música suave ou ler. “Ficar revirando na cama não adianta”, completa.
Evitar a prática de atividades físicas à noite, tomar um banho morno antes de dormir e manter uma rotina na hora de ir deitar também são hábitos que ajudam a evitar uma noite mal dormida.

A nutricionista explica também que alguns elementos presentes em alimentos ajudam a garantir uma noite de sono tranquila. Veja abaixo quais são esses alimentos aliados do sono:

- O triptofano presente em ovos, grão de bico, banana e semente de gergelim, ajudam a diminuir a ansiedade e relaxar;

- Chá verde e chá preto: o consumo à noite atrapalha o sono. Contudo, se ingerido até as 15h, o chá ajuda a promover o relaxamento na hora de dormir;

- Banana: melhora a qualidade do sono. É uma ótima opção de lanche noturno, principalmente se estiver morna e for combinada com aveia;

- Chás relaxantes: chá de camomila, melissa e erva-doce tem efeitos calmantes e não possuem substâncias estimulantes.


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