Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Três mitos que impedem a perda de peso

Três mitos que impedem a perda de peso

Algumas informações sobre dietas já foram tão repetidas que acabaram passando a ser vistas como verdades absolutas. É comum, por exemplo, dizer que beber água antes, durante ou logo depois as refeições engorda. Ou que comer a cada três horas pode favorecer a perda de peso.

Entre as pessoas que gostam de malhar, acredita-se que suar é sinônimo de queimar calorias. Mas, segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher desmitifica, nenhuma dessas informações tem embasamento científico.

Ou seja, quem quer emagrecer muitas vezes começa a seguir dicas que não passam de mitos, o que não só dificulta a perda de peso, como pode também prejudicar a saúde.

Mitos sobre emagrecimento

Beber água antes, durante ou logo depois as refeições engorda?

O resultado de um estudo apresentado em 2010 no encontro americano da Sociedade Química, em Boston, mostrou que as pessoas que beberam água antes das refeições tiveram uma perda de peso quase dois quilos maior do que quem não ingeriu líquido.

“O que importa é o número de calorias consumidas em uma refeição. E não basta estar atento àquilo que comemos, mas também ao que bebemos, pois refrigerantes, sucos adoçados e bebidas alcoólicas impactam no ganho de peso simplesmente porque contêm mais calorias que a água”, explica a nutricionista.

O momento em que o líquido for ingerido – antes, durante ou depois das refeições - não interfere. Ela lembra ainda que o ideal é consumir de 2 a 2,5 litros de água por dia.

Suar gasta calorias?

A função do suor é manter a temperatura corporal baixa, mesmo quando o corpo está aquecido. Por isso, durante exercícios físicos intensos, as pessoas suam, fazendo com que o organismo perca apenas água e sais minerais. “Depois de suar muito após um exercício físico, é possível verificar uma diminuição no peso corpóreo, mas isso não significa que a pessoa emagreceu, nem que gastou calorias. Ela apenas desidratou. Para perder calorias é preciso eliminar glicose e nutrientes de valor calórico”, diz.

Por isso, de nada adianta usar roupas pesadas, que estimulam o suor. “O ideal é optar por roupas leves, que ajudem o corpo a manter sua temperatura e não superaquecer”, indica. E durante a realização dos exercícios físicos é recomendável tomar água em pequenos goles, pois uma ingestão abrupta de líquidos em grande quantidade pode gerar refluxo do estômago para o esôfago.

Comer de três em três horas emagrece?

“A ideia de comer de 3 em 3 horas é justamente para que a pessoa coma menos em cada refeição. No entanto, eu prefiro recomendar ter o hábito de comer em intervalos regulares, o que quer dizer que entre as maiores refeições – café, almoço e jantar – devemos incluir os lanches”, diz. Ela recomenda que o valor diário de calorias seja divido entre as refeições que devem ser feitas. “Se houver acréscimo na quantidade de calorias, a pessoa engordará”, afirma.

Para os lanches, ela sugere opções com baixo valor calórico – até 100 kcal – e baixos teores de sódio e açúcares. Mas atenção! Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, menor a saciedade que ele gera e maior a fome depois.

“É o caso dos alimentos à base de farinha de trigo branca e doces. Os alimentos com altos teores de fibras ajudam a saciar a fome por mais tempo e são os mais indicados para esses lanchinhos entre as refeições. Barrinhas de cereal, frutas ou iogurtes são boas pedidas”, diz.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais