Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Saiba o porquê a melancia ajuda a emagrecer

Saiba o porquê a melancia ajuda a emagrecer

Abarrotada de água e nutrientes, a fruta combate a retenção de líquidos que costuma pesar na balança e elimina 1,5 kg logo no primeiro mês. Confira:

No tempo das pirâmides, mais de cinco mil anos atrás, os antigos egípcios adotaram um costume curioso: quando um faraó morria, eram colocadas melancias no túmulo do soberano para que, na vida após a morte, ele pudesse se alimentar da fruta. Hoje, os costumes religiosos mudaram, mas os egípcios continuam reconhecendo os poderes da melancia. Não por acaso, a fruta é uma das mais apreciadas na região do Nilo no verão.

O costume se espalhou e a melancia é uma excelente pedida na estação mais quente do ano, não importa o lugar. E não só por conta do sabor adocicado. 92% da fruta são compostos de água, por isso, ela hidrata pra valer. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, a melancia ocupa o primeiro lugar no ranking das frutas que previnem a desidratação. O motivo está na quantidade de água presente nela e na combinação de minerais que mantêm o equilíbrio hídrico do corpo.

Mas você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com emagrecimento? Tem muito a ver, segundo explica a nutricionista funcional e consultora da Dieta Já! Mariana Duro, de São Paulo. “Por essa riqueza hídrica, a melancia combate a retenção de líquidos, que é uma das queixas de quem tem dificuldade para a perda de peso”.

Espanta toxinas

“Ela também favorece o funcionamento dos rins e intestino, ajudando a mandar embora as toxinas acumuladas, o que também facilita a diminuição de peso”, afirma a especialista. Além de abarrotada de água, a melancia tem várias vitaminas e antioxidantes que contam pontos a favor da beleza.

Melhor para as mulheres

“A vitamina C presente nela tem, entre outros, ação contra o envelhecimento precoce. Já a vitamina A fortalece o sistema imunológico e a B protege as unhas e cabelos”, destaca a nutricionista Suzana Camacho Lima, docente do Centro Universitário Senac São Paulo. No quesito corpo enxuto, as mulheres são as que mais podem se beneficiar da fruta.

“Elas têm uma tendência maior à retenção hídrica, por isso, é bom ter à mão uma opção natural e saborosa como a melancia para facilitar a eliminação de líquidos”, sugere Suzana. E o sabor ajuda quem precisa (e não consegue) fechar a boca para as guloseimas. “Como ela é adocicada, pode ser consumida como sobremesa, ajudando a controlar a vontade de comer doces e substituindo guloseimas muito calóricas”, lembra a nutricionista.

Da casca até a semente

Uma fatia média de melancia tem 35 calorias — é muito pouco, convenhamos. O consumo diário recomendado é de uma a duas fatias médias. “O ideal é comer ao menos três porções de frutas por dia e a melancia pode entrar como uma dessas porções”, ensina Suzana. E aqui vai um segredo para não perder os nutrientes: “Para não ocorrer a oxidação das vitaminas, a dica é picá-la no momento do consumo, o que vale para as demais frutas”, indica Mariana.

Para variar o cardápio, você pode consumir a melancia na forma de sucos, em saladas e acompanhando outras receitas. E não precisa desperdiçar a casca e as sementes. “Ambas são ricas em fibras e enquanto as cascas podem ser usadas para doces, as sementes podem ser mastigadas ou trituradas no preparo do suco”, afirma Suzana.

Resultado comprovado

Mas não adianta empanturrar-se da fruta sonhando em experimentar os efeitos mais rapidamente, como fez a personagem Perséfone da novela Amor à vida, interpretada pela atriz Fabiana Karla. “Apesar de ter baixo valor calórico, ela é uma fruta com alto índice glicêmico (velocidade em que seu açúcar é liberado para o sangue), podendo ser prejudicial para quem a consome em excesso”, alerta Mariana.

Contudo, se você ingerir a melancia na medida certa e associar seu consumo a hábitos saudáveis, depois de um mês já pode subir na balança para comprovar o resultado. “Por reduzir a retenção de líquidos e por ser composta por nutrientes antioxidantes, quando associada à alimentação balanceada e à prática de exercícios, ela pode garantir a eliminação a partir de 1,5 kg ao mês”, conta Mariana.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais