Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Como evitar problemas nos joelhos

Como evitar problemas nos joelhos

Um joelho saudável faz toda a diferença na hora de se divertir de forma ativa, seja em uma caminhada, durante uma dança ou na prática de um esporte radical. Por isso, é fundamental cuidar muito bem do seu. Aí vão algumas orientações importantes de nossos especialistas:

Fazer exercícios regularmente

Foi-se o tempo em que uma pessoa com qualquer tipo de lesão era impedida de frequentar academias e outros espaços destinados à prática de esportes. Hoje, sabe-se que a atividade física é fundamental para a prevenção de inúmeras doenças e mesmo para a reabilitação de lesões, inclusive do joelho. “Qualquer articulação, sem movimento, acaba ficando rígida.

Como consequência, a locomoção fica prejudicada”, alerta o ortopedista Victor Marques de Oliveira. O segredo é contar com a orientação de um especialista na hora de montar o treino. Atividades de alto impacto, como a corrida, podem ser contraindicadas às pessoas que já sofreram traumas mais sérios nas articulações.

Os esportes na água, por outro lado, são uma excelente pedida nesses casos. O fortalecimento muscular — proporcionado por atividades como a musculação e a ginástica localizada — e as atividades de alongamento também colaboram para prevenir lesões.

Respeitar seus limites

Se estiver sem condicionamento, comece com um treino leve e aumente gradualmente a intensidade e o tempo de duração. “É cada vez mais comum atendermos em consultório pessoas que começam a fazer uma atividade sem estarem devidamente preparadas. Isso provoca uma sobrecarga nas articulações”, explica Ricardo Cury. Durante o exercício, pare ao sentir qualquer incômodo ou mal-estar. “A dor é sempre um alerta, indica que algo está errado e que é hora de procurar um médico. O pior que se pode fazer é ignorá-la”, defende Oliveira.

Acertar na escolha do calçado para o dia-a-dia. “Os melhores são os que possuem solado macio, capaz de absorver parte do impacto, e um salto pequeno. Os calçados muito baixos ou, ao contrário, com saltos altos, podem comprometer a estabilidade da articulação”, alerta Sérgio Mainine. Para a prática de atividades físicas, é necessário contar com um calçado especial, capaz de atender às exigências específicas de cada esporte.

Manter o peso ideal

A sobrecarga ocasionada pelos quilinhos a mais castiga as articulações, especialmente o joelho. “A artrose, por exemplo, é três vezes mais comum em obesos”, alerta Oliveira.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais