Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Alimentos para turbinar o cérebro

Alimentos para turbinar o cérebro

Conheça os alimentos que fazem você ficar mais inteligente e que previnem doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Salmão: Afasta quadros de demência

A doença de Alzheimer é considerada a principal causa de demência senil. Além de comprometer a memória, esse distúrbio crônico pode acarretar problemas na linguagem e percepção. É possível diminuir o risco adotando o ômega-3, gordura que combate os radicais livres responsáveis por deteriorar os neurônios. O salmão é riquíssimo nessa substância. “Mas deve ser o pescado em alto- mar, não o criado em cativeiro. Este último não contém uma concentração de ômega-3 relevante”, afirma a nutricionista Rosemeire.

Ela sugere que o peixe seja consumido assado ou cru três vezes por semana. Já o nutricionista clínico Carlos Basualdo, do Hospital Sírio Libanês, recomenda o consumo intercalado com uma combinação de vegetais verdes, roxos e amarelos, os quais também possuem antioxidantes. A medida visa evitar uma contaminação por metais pesados — substâncias que podem estar presentes no salmão.

Aveia: Aumenta a concentração

Rosemeire aponta a aveia como um dos melhores reforços para quem deseja focar-se em uma determinada atividade. “Rica em fibras, ela reduz o tempo de esvaziamento gástrico. Isso contribui para que a glicose consumida permaneça mais tempo na corrente sanguínea, garantindo energia ao cérebro e mais concentração”. O cereal pode ser combinado a frutas, mingau ou vitaminas. Recomenda-se, no máximo, três colheres de sopa por dia.

Alface: Combate à depressão

Não existe um alimento capaz de curar efetivamente essa que é considerada uma das mais incidentes doenças da atualidade e que pode exigir tratamentos medicamentosos específicos. Contudo, a alface pode ajudar a controlar as alterações de humor decorrentes dela. “O talo tem lactucina, que possui efeito calmante.

Além disso, também é rico em lítio, elemento que age diretamente no controle do eixo dos neurotransmissores serotonina e dopamina, controlando sintomas de ansiedade e depressão. Por fim, o fosfato presente na folha ajuda na prevenção de confusão mental”, esclarece a nutricionista Mariana. Não há restrições quanto ao consumo diário de alface: ele pode enfeitar os pratos de todas as refeições, todos os dias.

Ovo: Melhora a memória

O ovo – especialmente sua gema – possui uma quantidade elevada de colina. Esse nutriente contribui para a formação de novos neurônios (neurogênese) e no reparo de células cerebrais, resultando na fixação de lembranças e ideias. O nutrólogo Falcão indica duas gemas por semana (o que corresponde a 25 mg do nutriente). No caso de crianças com menos de seis meses de idade, isso não é necessário, pois o leite materno traz o nutriente em sua composição.

Extrato de guaraná: Estimula a capacidade de raciocínio

Segundo Basualdo, as melhores opções na hora de resolver problemas de lógica ou em processos que exigem criatividade são as bebidas à base de cafeína, poderoso estimulante do sistema nervoso central. “O omega-3 também garante benefícios nesse tipo de ação, mas é a longo prazo”.

Ele explica que bebidas à base de extrato de guaraná são as mais indicadas, pois além de conterem a substância, podem ser combinadas com açaí — que possui ômega-3. No entanto, o consumo diário não deve ultrapassar 200 ml para evitar sintomas como arritmia e ansiedade.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais