Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Colágeno hidrolisado: benefícios e tipos

Colágeno hidrolisado: benefícios e tipos

Hoje em dia são tantas as opções para emagrecer, melhorar a pele, cuidar da saúde e também de lojas que vendem produtos ligados à saúde e ao bem-estar que fica complicado entender exatamente para o que serve cada um desses produtos, seus benefícios e contraindicações.

O colágeno hidrolisado é um desses produtos que promete maravilhas à pele. Por isso, vamos conhecer um pouco mais desse produto que pode ser vendido em forma de balas, em pó ou em cápsulas.

A nutricionista Antonieta Cavalli, da academia Contours, explica que o termo “hidrolisado” significa que o colágeno foi desnaturado para aumentar a digestibilidade e, dessa maneira, possibilitar a comercialização da proteína separadamente.

O que é o colágeno

A profissional explica que o colágeno é a proteína mais abundante do tecido conjuntivo. Ela representa cerca de 30% de todas as proteínas desse decido. “Já são conhecidos 14 tipos de colágeno, porém destes, 4 são os mais importantes”, explica.

Colágeno I: é o mais abundante constitui a pele, ossos, dentes e tendões. São fibras grossas, e mais resistentes.

Colágeno II: está presente nas cartilagens. É uma espécie de mola das articulações, como no joelho, permite o suporte do peso corporal.

Colágeno III: forma as fibras das artérias, músculo dos intestinos e do útero e está presente em órgãos como o fígado, o baço e os rins. São fibras mais elásticas.

Colágeno IV: é formado por moléculas de colágeno que se prendem pelas extremidades, formando uma rede. Está presente em membranas que separam tecidos, e também nos rins, na constituição dos filtros glomerulares.

Benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado

A produção de colágeno no corpo começa a diminuir a partir dos 30 anos. Por isso, é a partir dessa idade que o consumo do produto é indicado por profissionais. Mas é comum também que o consumo comece a partir dos 25 anos.

Entre os benefícios associados ao consumo do produto estão a melhora da elasticidade e regeneração da pele e das cartilagens e o fortalecimento de cabelos e unhas. Os resultados aparecem de maneira relativamente rápida e esse é um dos motivos do produto ter se tornado uma sensação. “Os efeitos do colágeno começam aparecer a partir de um mês de uso”, garante Antonieta.

A profissional explica também que o colágeno é ótimo para atletas – e, claro, para quem malha regularmente -, pois melhora a resistência das cartilagens. O produto é indicado, inclusive, após lesões.

Além de todos os benefícios, o colágeno também é bastante útil no processo de emagrecimento. A perda de peso rápida normalmente gera a flacidez da pele, o colágeno diminui esse efeito desagradável do emagrecimento. “O colágeno contribui melhorando o tônus e a elasticidade da pele”, explica a profissional.

Para quem pretende começar a usar o produto, Antonieta recomenda o uso durante três meses, na sequência ficar um mês sem consumir o colágeno e repetir o ciclo.

Como usar

A profissional não indica o uso do colágeno hidrolisado por crianças e adolescentes – sem prescrição médica -, embora por se tratar de uma proteína não haja contraindicações.

Segundo Antonieta, o ideal é consumir 10 gramas do produto diariamente. Para ingerir essa quantidade a maneira mais fácil é fazer uso do colágeno em pó. “O melhor horário para consumo é a noite, horário em que há liberação do GH, hormônio do crescimento”, explica.

Se a preferência é pelas balas de colágeno, elas devem ser consumidas no final do dia e contribuem para o aumento da saciedade. Já as cápsulas devem ser associadas às refeições.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais