Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Saiba como proteger os olhos durante o verão

Saiba como proteger os olhos durante o verão

Além da pele, os olhos também precisam de cuidados durante o verão. Veja algumas dicas da especialista para evitar doenças.

A temporada de altas temperaturas já começou, e com ela a preocupação com os efeitos do sol também. Mas a atenção deve estar apenas com a pele e o uso do protetor solar, os olhos também precisam de cuidados especiais, já que são submetidos a agressões por causa do aumento da incidência de raios ultravioletas, especialmente em país tropicais como o Brasil.

Os riscos vão desde pequenas irritações até danos mais agressivos devido à exposição demasiada ao longo dos anos, como a degeneração macular.

De acordo com a oftalmologista Andrea Barbosa, diretora-médica da Clínica de Olhos São Francisco de Assis, os raios do sol têm efeitos cumulativos perigosos à visão. Em outras palavras, os danos ao cristalino (espécie de lente natural dos olhos) são proporcionais ao tempo e à intensidade da exposição, sendo que até os 18 anos esse acúmulo é maior.

“É durante a infância e adolescência que os olhos ficam mais expostos à radiação. Na idade adulta, o cristalino e a córnea (parte transparente que protege os olhos) ainda conseguem oferecer um pouco mais de proteção, embora ela não seja total, explica a médica”. Os casos de conjuntivite viral aumentam em até 20% nessa época.

A aglomeração de pessoas e o aumento da umidade do ar formam o cenário propício para a proliferação dos microorganismos causadores dessa inflamação nos olhos. A água contaminada e o hábito de compartilhar toalhas ou óculos de natação, por exemplo, favorecem a transmissão desse tipo de conjuntivite.

Para evitar essas doenças, a especialista dá algumas dicas:

- Use óculos escuros com proteção específica contra raios UV. Os óculos com a proteção adequada ajudam a afastar ou retardar o surgimento de problemas oculares.

- Sempre mantenha as mãos limpas. Evite coçar os olhos

- No verão, as altas temperaturas podem deixar o tempo seco, causando o ressecamento dos olhos, irritação que também pode ser causada pelo uso excessivo de ar condicionado. Usar colírios lubrificantes é uma boa opção para reduzir o problema.

- Use bonés e chapéus durante o período em que estiver na praia ou na piscina.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais