Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Entenda o que é o tal metabolismo, de que tanto falam as dietas

Entenda o que é o tal metabolismo, de que tanto falam as dietas

As transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no corpo e a energia produzia a partir desse processo para o funcionamento do organismo tem o nome de metabolismo.

Muitos mitos cercam o metabolismo e seu funcionamento. Tatiana Cunha, médica pós-graduada em endocrinologia e terapêutica da obesidade, explica as principais questões que cercam esse conjunto de atividades do organismo.

Metabolismo lento

É comum ouvirmos que o metabolismo é lento e que a idade está relacionada com essa lentidão. Segundo a especialista, isso é verdade. “Conforme vamos ficando mais velhos, acontece a perda de massa muscular e o ganho de gordura, além de alterações hormonais que geralmente acontecem”, completa ela.

Essa queda da taxa metabólica acontece a partir dos 30 anos e para atenuar esse processo, Tatiana recomenda investir em atividades físicas, principalmente em treinamentos de resistência física.

Metabolismo feminino

Outra questão é a diferença entre o metabolismo feminino do masculino. “Costumamos ouvir que mulheres são mais difíceis de eliminar peso e é verdade”, afirma a médica. Isso acontece porque os homens tem mais massa magra e tem maior volume de ossos e músculos.

O metabolismo é influenciado por fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Por isso, o gasto energético varia de uma pessoa para outra e não só de homens para mulheres.

Dicas para acelerar o metabolismo

De acordo com Tatiana, uma substância que aumenta a taxa metabólica basal, que é o gasto energético para manter as funções vitais, em torno de 10 a 30% por um período de 1 a 3 horas é o habitual cafezinho.

Além disso, os alimentos com efeito termogênico, como pimenta e gengibre, também são importantes aliados na hora de acelerar o metabolismo. “O horário dessas refeições também influencia o metabolismo”, afirma a médica.

Segundo ela, a principal refeição deve ser o café da manhã porque a termogênese nesse horário é mais alta do que à tarde. A termogênese é o gasto de energia que mantém a temperatura interna em equilíbrio com a externa.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais