Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Dieta saudável reduz sintomas de depressão

Dieta saudável reduz sintomas de depressão

Uma dieta saudável não só ajuda a emagrecer, mas também faz com que muitas pessoas retomem a autoestima e façam as pazes com o espelho. A descoberta de um novo estudo, conduzido na Universidade de Eastern Finlan, na Finlândia, é que esse tipo de alimentação também reduz os sintomas de depressão nos indivíduos diagnosticados com a doença.

Os pesquisadores acompanharam mais de 2.000 mil homens finlandeses de meia-idade durante 13 anos. A dieta foi mensurada com base nos registros alimentares, bem como nos questionários de frequência alimentar. A pesquisa também detectou que a perda de peso também estava associada a uma redução dos sintomas da doença.

"O estudo reforça a hipótese de que uma dieta saudável tem potencial não só no afastar a depressão, mas também de contribuir como prevenção", destaca Anu Ruusunen, uma das autoras do estudo.

De acordo com a pesquisa, os indivíduos deprimidos muitas vezes têm uma má alimentação e consomem poucos nutrientes. No entanto, ainda não é claro se a dieta e a ingestão de certos tipos de alimentos e nutrientes diminuem os riscos de desenvolver depressão nos indivíduos saudáveis.

Uma dieta saudável é composta por vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e queijos com baixo teor de gordura. Segundo os pesquisadores, esse tipo de alimentação foi associado a uma menor prevalência de sintomas depressivos.

O aumento da ingestão de ácido fólico também foi associado com um menor risco de depressão. Legumes, frutas, grãos integrais, carne e fígado são as principais fontes alimentares desse nutriente.

Já a adesão a uma dieta pouco saudável, caracterizada por um elevado consumo de salsichas, carnes processadas, sobremesas com açúcar, bebidas açucaradas, alimentos industrializados, pães e batatas assadas foi associada com um aumento da prevalência de sintomas depressivos elevados.

O artigo foi publicado nas revistas Psychotherapy and Psychosomatics, European Journal of Nutrition, Public Health Nutrition e Diabetic Medicine.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais