Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - 10 motivos para saborear o iogurte

10 motivos para saborear o iogurte

Quem foi que disse que tudo o que é gostoso engorda? O laticínio facilita a perda de peso e é facílimo de incluir na dieta, pois vai bem como ingrediente de diversas receitas. De quebra, ainda faz maravilhas à saúde e à aparência.

Não é à toa que, há algumas décadas, o lugar ideal para se encontrar um iogurte fresco era a farmácia. Na época dos nossos avós, ele já era usado para beneficiar o intestino. Ainda hoje, seu efeito poderosíssimo na regulação da flora intestinal é reconhecido, porém sua composição conta com um arsenal de outras benesses.

“Além de atuar diretamente no emagrecimento, reforça as defesas do corpo e previne o aparecimento de alguns tipos de câncer”, enumera Alfredo Cury, endocrinologista do Spa Posse do Corpo (RJ). Conheça um pouco mais sobre as propriedades do alimento e inclua-o no cardápio diário.

Seca gordura

Como é pobre em calorias (a versão natural conta com, aproximadamente, 70 calorias em um pote de 150 g), funciona muito bem para tapear a fome entre as refeições. Há também diversos estudos relacionando o consumo de cálcio em sua composição à perda de peso. “O mineral evita a absorção de moléculas gordurosas e aumenta a capacidade que o corpo tem de queimar calorias”, explica Alfredo Cury.

Ótima fonte de proteína

Esse macronutriente é essencial para o bom funcionamento do corpo, afinal, participa da formação dos músculos, do sangue, da pele e dos órgãos vitais. Virar aquele pote de iogurte durante a manhã garante o aporte de praticamente todos os aminoácidos que precisamos.

Reúne vitaminas e minerais

Ele é uma excelente fonte de potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. E pelas bactérias envolvidas na fermentação, possui dez vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração.

Oferece mais cálcio que o próprio leite

Você já sabe que o mineral ajuda a fortalecer ossos e dentes. E também já revelamos que ele colabora, e muito, com a eliminação das gordurinhas. Mas essas não são suas únicas funções. O cálcio ainda é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas, é essencial à contração muscular, equilibra a pressão arterial e protege o coração.

Reforça o sistema imunológico

Todo iogurte é produzido a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas, que atendem por nomes complicadíssimos: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ambas reforçam o exército de bactérias benfeitoras que o intestino hospeda, chamado de flora intestinal. Além disso, esses micro-organismos do bem favorecem a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

É pobre em lactose

As duas espécies de bactérias das quais falamos anteriormente também são responsáveis por consumir boa parte do açúcar do leite durante o processo de fermentação do produto. Isso faz que os índices de lactose despenquem até 50%, facilitando a digestão do alimento, mesmo para pessoas com intolerância. Isso não quer dizer que todas aquelas que se sentem mal depois de tomar leite poderão simplesmente substituir a bebida pelo iogurte. Mas há chances de que isso possa acontecer. Para não passar por maus bocados, faça o teste: suspenda o consumo de laticínios, reintroduza, aos poucos, o iogurte e observe os sintomas.

Regulariza o funcionamento da flora intestinal

Esse derivado do leite ainda auxilia no tratamento da prisão de ventre e da diarreia, acertando o ritmo do seu intestino.

Previne o câncer

Cada vez mais as pesquisas relacionam o consumo de iogurtes a um risco menor de desenvolvimento de câncer, especialmente no aparelho gastrointestinal. Isso porque o cálcio interage com compostos nocivos do sistema digestório e neutraliza seu efeito, minimizando a proliferação de células cancerígenas. Podemos até considerá-lo uma arma contra a doença.

Deixa a pele mais bonita

Um potinho vale por um tratamento de beleza, sabia? Em primeiro lugar, porque suas proteínas constroem, reparam e renovam todos os tecidos do corpo. Em segundo porque o alimento estimula o funcionamento do intestino e favorece a eliminação de toxinas, o que faz que a pele fique lisinha, lisinha. Além disso, durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que é conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano. Ele suaviza as rugas e mantém a firmeza do corpo. Por isso mesmo, além de comer o seu iogurte, você também pode usá-lo em máscaras. Se preferir, adquira cosméticos que contem com o ingrediente.

Facilita a digestão

Um estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine sugere que ingerir probióticos aumenta a capacidade que algumas bactérias têm de digerir carboidratos.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais