Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Alimentos para combater a TPM

Alimentos para combater a TPM

Cólicas, inchaço, irritação e dores nas mamas. Toda mulher sente ao menos um desses sintomas durante o período menstrual. Saiba como combater esses sintomas consumido os alimentos indicados por nossas especialistas.

Para combater a prisão de ventre

Os alimentos ricos em fibras são grandes aliados. A ameixa, o mamão, a banana nanica e os cereais integrais são fontes dessa propriedade. “Esses alimentos ricos em fibra alimentar ajudam no bom funcionamento do intestino e têm o efeito laxativo que ameniza o desconforto abdominal sentido por muitas mulheres nesse período”, esclarece a nutricionista clínica Isadora Kaba Gomes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP). A especialista indica o consumo de 1,5 a 2 litros de água para manter o intestino sempre regulado. Outros alimentos fontes: verduras e legumes crus, pães integrais, aveia, linhaça.

Para diminuir a irritabilidade e a depressão

Alimentos que possuem vitamina B6 atuam no organismo produzindo e liberando a serotonina, substância que melhora o humor e combate a dor de cabeça. “O salmão, fígado, aveia, nozes, banana possuem vitamina B6 que atua como co-fator das enzimas envolvidas no metabolismo de neurotransmissores, tais como a serotonina, aliviando a enxaqueca e diminuindo a irritabilidade.

Também auxilia na redução das tonturas, acnes, enjoos, taquicardia”, explicam Sheila Basso, especialista em nutrição clínica pelo Ganep – Grupo Apoio Nutrição Enteral e Parenteral e especialista em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, e Silvia Shimura, especialista em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Outros alimentos fontes: soja, nozes, leguminosas como a lentilha, e o chocolate meio amargo.

Contra retenção de líquido

Alguns estudos revelam que a alteração do nível de progesterona pode levar à retenção de líquidos e causar inchaço. Esse aumento de progesterona também pode ocasionar ganho de peso, dor de cabeça e dores nas articulações. “Recomenda-se alimentos diuréticos como algumas frutas, por exemplo, o abacate, abacaxi, framboesa, figo e hortaliças, além da alface, espinafre e salsinha”, indica Isadora. Outros alimentos fontes: laranja, mexerica, uva, pepino, nabo e cebola.

Sem dores nas mamas

Muitas mulheres se queixam de dores nas mamas no período que antecede a menstruação. Para combater esse desconforto, Isadora indica alimentos que contém a vitamina E. “Cereais integrais, nozes e castanhas, azeite de oliva, óleos de soja, girassol e gema de ovo. Alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 como salmão, atum e linhaça também podem trazer benefícios como diminuição da cefaleia, das dores nas mamas e das cólicas menstruais” indicam as nutricionistas. Outros alimentos fontes: gérmen de trigo e alimentos de origem vegetal.

O que evitar

Para diminuir ainda mais as dores que acompanham mensalmente as mulheres, as nutricionistas indicam quais são os alimentos que devem ser evitados. “Evite o consumo de embutidos como presunto, salame, salaminho, salsicha, alimentos em conserva e salgadinhos industrializados, pois eles contêm elevada quantidade de sal que propicia a reabsorção de água, causando inchaços”, explicam Sheila e Silvia.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais