Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Música alta, fone de ouvido e cotonete podem causar surdez

Música alta, fone de ouvido e cotonete podem causar surdez

Especialista explica o que causa lesões na audição e qual a melhor maneira de limpar o ouvido.

Ouvir música alta, usar fones de ouvido e limpar os ouvidos com hastes flexíveis são ações que podem, em longo prazo, prejudicar a saúde auditiva. Segundo Arthur Castilho, otorrinolaringologista da Unicamp, a prática dessas atividades pode causar danos às células auditivas e, em casos mais extremos, levar a perda de audição. O especialista esclarece os principais mitos envolvendo a audição.

Música alta

Ouvir música alta, principalmente em aparelhos como celulares e mp3, prejudica a audição. Segundo o médico, assistir filmes pelo smartphone, por exemplo, com fones de ouvido pode causar lesão da audição por exposição excessiva ao som, um problema que ocorre de maneira lenta e irreversível.

Fone de ouvido

O uso de fones de ouvido é um fator que danifica a saúde auditiva devido à intensidade alta que a música entra em contato com o ouvido e o tempo prolongado que as pessoas costumam permanecer com fones de ouvido. “É prejudicial o uso de fones por um período acima de oito horas e com intensidade maior de 80 decibéis”, explica Castilho. Ainda segundo o especialista, o tipo de fone não interfere caso a exposição seja longa e a intensidade alta.

Poluição sonora

Apesar do incômodo, a poluição sonora não é capaz de causar danos ao ouvido. De acordo com o otorrinolaringologista, os níveis de decibéis dificilmente serão lesivos e que uma cidade barulhenta pode incomodar, mas não lesar a audição.

Limpeza do ouvido

As hastes flexíveis, conhecidas como cotonetes, também podem prejudicar o ouvido. “Em vez de retirar a cera, elas empurram para a parte interna do ouvido em direção ao tímpano, tampando-o e causando dificuldades auditivas”, explica o médico. Para limpar os ouvidos, é indicado usar apenas a ponta da toalha após o banho. “A cera é proteção e o cerume contém substâncias que matam as bactérias que causam infecção”, completa.

Água no ouvido

Às vezes, depois daquele mergulho no mar ou piscina, sentimos uma sensação estranha quando um pouco de água entra no ouvido. Quando isso acontece, o ideal é esperar a água secar naturalmente. “Algumas pessoas usam azeite ou álcool, mas isso é perigoso porque pode danificar o ouvido e causar eczema”, explica Castilho. Quando um pouco de água entrar no ouvido, balance a cabeça ou espere a água secar.

Ouvido tampado

Segundo o especialista é comum ter a sensação de que o ouvido está tampado e isso não traduz um problema auditivo. “A diferença de pressão atmosférica, a gripe e o excesso de cera são as causas mais comuns para esse incômodo”, ressalta.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais