Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Manchas nas unhas podem indicar doenças no fígado e até na tireoide

Manchas nas unhas podem indicar doenças no fígado e até na tireoide

Conheça os problemas de saúde que podem estar relacionados às unhas.

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem papel fundamental na manutenção da saúde. Ela defende o organismo de parasitas, é uma barreira contra os choques mecânicos, previne a desidratação e tem nas unhas uma grande aliada para sinalizar que algo não está funcionando como deveria.

“Este órgão complexo está intimamente relacionado ao funcionamento do corpo e as unhas fazem parte dele, são anexos cutâneos. Portanto, assim como a pele, as unhas podem sofrer alterações nos casos de doenças sistêmicas, além de serem acometidas por doenças específicas”, afirma o dermatologista da Cliniqderm, Felipe Aguinaga.

Micoses são infecções provocadas por fungos que se instalam diretamente nas unhas, mas problemas que envolvem todo o organismo, como doenças renais, cardíacas, endocrinológicas e metabólicas podem provocar alterações nas unhas. Um diagnóstico correto só pode ser feito por um dermatologista, mas é importante ficar atenta a alguns sinais.

Manchas esbranquiçadas

Podem ser decorrentes de micro-traumas gerados por hábitos como roer as unhas ou digitar, mas também costumam aparecer em casos de micoses de unha e até de doenças sistêmicas (como doenças do fígado). Além disso, o uso frequente de esmaltes pode provocar granulações na queratina das unhas que levam à formação de manchas brancas.

Unhas amareladas

“As unhas amareladas podem ser manifestação de micose da unha, mas também são encontradas em portadores de doenças da tireoide, doenças pulmonares e diabetes”, afirma o médico. Nestes casos, todas as unhas são acometidas, ficam quebradiças e com crescimento lento.

Unhas arroxeadas

Coloração arroxeada pode ser um indicativo de cianose, sintoma associado a doenças dos pulmões e coração, pois aparece quando há uma redução considerável na quantidade de oxigênio do sangue.

Unhas amareladas e grossas

Unhas grossas e amareladas em geral são encontradas nas micoses de unha, mas também podem ser encontradas na psoríase (uma doença de pele muito comum) e em várias doenças sistêmicas.

Unhas fracas e quebradiças

“Unhas fracas e quebradiças, que apresentam ondulações e são muito finas, são alterações muito comuns no consultório de dermatologia”, relata o especialista. Podem ser alterações normais do envelhecimento, mas também são encontradas na chamada Síndrome das Unhas Frágeis, e em diversas doenças sistêmicas, como anemias, doenças da tireoide e cardíacas.

Unhas com faixas pretas

Faixas escuras demandam o exame de um dermatologista. “Este tipo alteração é muito comum em pessoas negras, podem estar relacionadas ao uso de sapatos apertados ou ainda podem ser decorrentes de uma lesão benigna”. Contudo, a causa que mais preocupa os médicos é o melanoma ungueal, um tipo de câncer pele raro, que pode ser grave. Apenas o exame por um dermatologista pode diferenciar essas e outras causas.

Unhas esverdeadas

A coloração esverdeada nas unhas é causada pela infecção por uma bactéria bastante comum em casos de infecções hospitalares, chamada Pseudomonas aeruginosa.

Unhas inchadas e avermelhadas

Este sintoma pode ser resultado de uma infecção bacteriana, em geral, causada pela manipulação das cutículas por manicure. Em alguns casos, o inchaço e a vermelhidão são crônicos e estão associados à exposição constante à água e podem necessitar de tratamento com medicamentos ou, em situações mais graves, intervenção cirúrgica.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais