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Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Compulsão por doces: como evitar

Compulsão por doces: como evitar

Consumo exagerado de açúcar pode se tornar um vício; veja algumas dicas para se controlar.

Você tem sempre uma balinha na bolsa? Não abre mão de uma bolachinha recheada no meio do dia? Precisa comer sempre chocolate? Atenção! Você pode estar viciada em açúcar.

A doutora em Gestão do Conhecimento nos segmentos de saúde e qualidade de vida Michelle Franzoni explica que quanto menos doce uma pessoa comer, menos falta seu organismo sentirá. “Sugiro fazer o teste e experimentar passar alguns dias sem comer. No início, pode ser difícil, mas, depois, será tudo de bom”, afirma.

Para se livrar da compulsão, ela indica alguns artifícios que podem ajudar. Confira:

Pense nos seus objetivos:

Se você está de dieta para perder peso, comer doce pode realmente ser um problema. Tente reduzir ao máximo a sua ingestão, mas, se consumir, preste atenção no saldo calórico do dia. Lembre-se que comer uma barra de chocolate inteira no final de semana pode estragar seu esforço da semana toda.

Pratique exercícios:

Algumas das substâncias químicas que agem no sistema nervoso central, que são desencadeadas no organismo quando praticamos atividade física, são as mesmas provocadas pela ingestão do doce.

Não tenha doces em casa:

Deu aquela vontade desesperada e o armário está vazio? Ótimo! Assim você pensará duas vezes antes de sair de casa para comprar algo.

Coma frutas:

Se der vontade de comer um doce, pegue logo uma fruta. As frutas, além de conterem açúcar do tipo frutose, são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Aquela maçã vermelhinha depois do almoço é uma boa opção.

Escolha o horário certo:

Comer um doce depois do almoço faz com que sua absorção seja mais lenta e, portanto, engorde menos. As fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar.

Escove os dentes:

Experimente escovar os dentes logo após as refeições, antes mesmo de deixar a vontade de comer doce aparecer. Essa é uma dica pessoal que pode funcionar.

Divida a sobremesa:

Que tal pedir aquela super sobremesa e dividir com alguém? Ou deixar para comer a outra parte no dia seguinte? É uma boa forma de poupar calorias e satisfazer sua vontade.

Congele as sobras:

Sobrou aquela torta gostosa do final de semana? Congele em frações para comer no outro domingo.

Doe para os amigos:

Quando a vontade falar mais alto e você fizer um bolo gostoso no final de semana, coma um pedaço e dê o resto para os familiares, vizinhos ou porteiro. Dessa forma, ele não ficará na sua vista toda a semana seguinte.

Cheire o chocolate:

Enganar o cérebro com o cheiro do doce pode ser uma boa saída. O olfato ativa os preceptores do cérebro que respondem pelas emoções e, dessa forma, alivia a vontade. Mas essa dica não funciona para todas as pessoas. Tem gente que não resiste o cheirinho do doce e ataca tudo!

Opte por sabores fortes:

O chocolate amargo não contém tanto açúcar como os outros tipos, o que estimula a vontade de comer mais e mais. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes benéficas.

Masque chiclete sem açúcar:

O sabor refrescante do chiclete e o ato da mastigação reduzem a fome e a ansiedade.

Faça sobremesas com teor de açúcar menor:

Gelatina, pudins diet e sobremesas de frutas são algumas opções para aplacar a vontade.


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