Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Manchas na pele podem ser agravadas por depilação errada

Manchas na pele podem ser agravadas por depilação errada

Tratamentos dermatológicos ajudam a reduzir as marcas do melasma.

Pele com manchas em tons castanhos, de intensidade variada, comuns nas bochechas, testa, queixo, braços e no "v" do decote, são características do melasma, cuja causa ainda é indefinida.

O dermatologista Luis Torezan, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica que ele é mais comum em mulheres e se desenvolve a partir de um aumento da produção de melanina pelos melanócitos afetados por vários estímulos, como herança genética, gravidez, terapia hormonal, exposição solar, cosméticos e alguns medicamentos.

Alguns hábitos femininos, como depilação constante com cera quente, também pode influenciar. “A depilação não causa o melasma, mas um paciente com essa predisposição e que tenha realizado o procedimento recentemente fica com a pele mais sensível e eritematosa e, quando exposto à luz solar, pode desenvolver ou agravar as manchas”, explica.

Tratamentos para melasma

Não existe uma solução definitiva para o problema, mas com o avanço tecnológico dos dermocosméticos e dos aparelhos a laser, há vários métodos que ajudam a reduzir as manchas. “O tratamento do melasma é difícil, porém há respostas muito adequadas. A recaída ocorre normalmente quando há exposição ao sol”, afirma o dermatologista.

Por isso ele ressalta que todo tratamento sempre começa com a fotoproteção diária da pele. “É imprescindível o uso de protetor solar com filtro alto que confira proteção contra os raios UVA e UVB, além de reduzir a ação da luz visível, que é um potencial agente desencadeante de melasma”, explica.

O uso de agentes despigmentantes, aliados à proteção solar, é uma das técnicas para combater as manchas. Outra alternativa é o peeling, que promove a esfoliação da pele. Já o tratamento a laser, de acordo com o dermatologista, só deve ser considerado uma opção quando outros métodos não foram eficazes.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais