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Notícia - Exercícios físicos moderados estimulam o sistema imunológico

Exercícios físicos moderados estimulam o sistema imunológico

Proteja-se dos resfriados com série de exercícios que estimulam o sistema imunológico.

Hora faz calor, hora faz frio...o tempo instável da meia-estação é o grande causador de gripes e resfriados. No entanto, a melhor alternativa para fugir desse problema ainda é a prevenção. Para proteger o organismo contra vírus e infecções, não há nada mais certeiro do que investir numa alimentação fortificante e em atividades físicas que aumentem a resistência do corpo.

"A prática regular de exercícios com intensidade moderada proporciona uma melhora da imunidade, reduzindo o risco de infecções de vias aéreas superiores e outras", explica a biomédica e coordenadora de Mecanoterapia no Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas Leda Guimarães.

Para estimular o sistema responsável pela defesa do organismo, a profissional indica praticar caminhadas, corridas e treinos com séries, repetições e cargas, sempre respeitando o condicionamento físico de cada um. "O ideal é se exercitar pelo menos três vezes por semana com um treino mínimo de 30 minutos ao dia", orienta Leda.

Quer blindar o organismo contra os agentes externos? A profissional indica seguir uma sequência de exercícios para os sete dias da semana. "É imprescindível realizar os exercícios com a orientação de um profissional qualificado", alerta a profissional.

Confira abaixo e pratique!

SEG / QUA / SEX

• 20 minutos de caminhada, trote ou corrida mantendo a frequência cardíaca entre 60 e 70% da FC máxima (frequência cardíaca máxima).

• Exercícios resistidos (exercícios com peso na musculação) alternando membros superiores e inferiores; 3 séries de 15 repetições cada com carga moderada (aquela que você consegue fazer as 15 repetições, mas poderia fazer mais). Fazer um intervalo de 40 segundos em cada série.

• Tipos de exercício: cadeira extensora (parte anterior da perna); supino máquina vertical (peitoral); cadeira flexora (parte posterior da perna); remada máquina aberta (costas); flexão plantar máquina (panturrilha); tríceps na polia (parte de trás do braço); abdominal máquina; rosca bíceps na polia (parte anterior do braço).

TER / QUI

• 30 a 60 minutos de aula de alongamento, com exercício que envolvam mobilidade das articulações e aumentem a flexibilidade.


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