Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Sete motivos para o bebê dormir à tarde

Sete motivos para o bebê dormir à tarde

Ele aprende mais rápido, fica mais calmo e até cresce mais.

Nenhum brinquedo interessa, a fralda está seca, ele se recusa a mamar, comer e não tem truque que faça o bebê parar de chorar. Se nenhum problema de saúde anda tirando o sossego da criança, a solução para acalmá-la é simples: uma boa soneca. Segundo o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, do Instituto Saúde Plena e do Hospital Albert Einstein, o sono é um hábito aprendido.

"O cochilo da tarde deve ser cultivado até os cinco anos, aproximadamente. O tempo deste descanso varia conforme a idade e a necessidade de cada criança e não interfere no sono da noite", afirma o especialista. E uma coisa é certa: dormir bem faz com que a criança aproveite melhor as horas em que está acordada, reduz a ansiedade e até previne contra a obesidade infantil. Veja como os benefícios da soneca podem favorecer o desenvolvimento da criança.

Melhora a produtividade

Segundo o pediatra Paulo Taufi Maluf Jr., do Hospital 9 de Julho, ficar sonolento durante o dia prejudica o aprendizado e afeta capacidade de prestar atenção da criança, diminuindo, assim, sua produtividade. Além disso, é durante o sono que grande parte das informações apreendidas e tarefas realizadas ao longo do dia são arquivadas e memorizadas. Por isso, essa soneca da tarde não só recarrega as baterias da criança como ainda ajuda a solidificar os novos conhecimentos.

Diminui a irritação

Há duas razões principais para uma criança se mostrar irritada: fome ou sono. "O problema é que, dependendo da idade, ela não sabe como expressar o que está sentindo. A mãe só sabe que existe um desconforto porque o bebê chora sem parar", afirma o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Assim, se você já checou todas as possíveis causas da irritação e chegou à conclusão de que a criança está cansada, leve-a para um ambiente sem barulho, com baixa luminosidade e seja paciente para que ela pegue no sono.

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

"O sono é uma atividade que repousa o cérebro e estimula o inconsciente, arquivando todas as informações novas absorvidas ao longo do dia", aponta o pediatra Sylvio. De acordo com o especialista, é necessário esvaziar a mente após um dia cheio para poder apreender mais informações e ser capaz até de criar associações, como a de sentir vontade de fazer xixi e ir ao banheiro.

Reduz a ansiedade

A falta de sono excita todo o organismo da criança e ela fica ansiosa. "Mesmo estando exausto, o bebê vai querer ficar acordado. Cabe aos pais reconhecer os sinais do cansaço e proporcionar um ambiente favorável ao sono", afirma o pediatra Jorge. Privar a criança desse período de relaxamento afeta o desenvolvimento dela e pode até prejudicar a liberação do hormônio responsável pelo crescimento.

Previne contra a obesidade

Um estudo publicado na revista Pediatrics revelou que crianças que dormem pouco estão mais propensas a desenvolver obesidade infantil do que aquelas que se mostram descansadas ao longo da semana. A pesquisa feita pela University of Chicago, nos Estados Unidos, analisou o padrão de sono de 308 crianças entre quatro e dez anos. As crianças que dormiam cerca de sete horas, com intervalos irregulares, apresentaram um risco quatro vezes maior de desenvolver obesidade do que as outras, que dormiam mais de nove horas por dia.

Para o pediatra Sylvio, a ligação entre o sono e a doença também pode ser explicada pela ansiedade gerada pelo cansaço. "A ansiedade é um dos gatilhos da fome emocional e, neste estado, as crianças buscam alimentos que proporcionam prazer mental, como doces e salgadinhos", aponta.

Melhora a coordenação motora

O aprendizado da criança não para no momento em que ela vai dormir. "Levando a mão à boca, pegando em seu pezinho e até tentando se movimentar no berço ela melhora a coordenação motora e desenvolve a noção espacial do próprio corpo", afirma Jorge Huberman. Todos esses conhecimentos são arquivados durante o sono e aprimorados ao longo do tempo.

Deixa a mãe descansar

"A mãe que tem possibilidade de se dedicar exclusivamente ao filho deve aproveitar para dormir sempre que seu bebê tirar uma soneca", explica Sylvio. Segundo ele, dependendo da idade da criança, há necessidade de assistência durante grande parte do dia, o que, inevitavelmente, leva os pais à exaustão. Por isso, é fundamental terceirizar tarefas sempre que possível, pois a ansiedade e o constante estado de tensão pode até cessar a produção do leite materno.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais