Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Fique atenta aos alimentos que aceleram o envelhecimento da pele

Fique atenta aos alimentos que aceleram o envelhecimento da pele

Alguns itens que fazem parte do cardápio de muitas pessoas podem, sim, comprometer a saúde da tez e favorecer o envelhecimento precoce. Veja quais são eles:

Além de fatores como a poluição, tabagismo e estresse do dia a dia, os hábitos alimentares também têm doses de culpa no envelhecimento precoce. “Os alimentos oxidantes aumentam a produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular. Na prática, colaboram para o surgimento de manchas, marcas de expressão, asperezas, rugas e outros sinais na pele antes do tempo”, conta Paula Cabral, nutróloga e dermatologista da Clínica Hagla (RJ).

Para combater esse mal, a especialista recomenda, principalmente a partir dos 35 anos, o aumento do consumo de alimentos com função antioxidante, que atuam contra o problema. “Tudo porque possuem substâncias neutralizantes, responsáveis pela inibição e redução da danificação provocada no nível celular”, explica.

Drible o problema conhecendo os alimentos que aceleram o envelhecimento da pele:

Carne vermelha

A dermatologista Vanessa Penteado da Clínica Pantheon (SP) adverte que carnes como coração de galinha, picanha e cupim produzem excesso de gordura que proporciona o aumento de colesterol, além de ser considerado um dos vilões do coração e das células. “O ideal é consumir 7% das gorduras saturadas”, aconselha.

Frios

Vanessa explica que o salame, mortadela e presunto são ricos em gorduras saturadas e contêm nitratos que inflamam as células que favorecem o envelhecimento precoce. “No dia a dia, reduza o consumo dos frios e embutidos”, acrescenta Paula.

Frituras

“As frituras atacam as células corporais devido ao excesso de gordura nociva. Não importa o quão delicioso elas são; se você deseja manter a pele jovem e bonita, é melhor evitá-las”, alerta Vanessa.

Doces

Segundo Paula, o açúcar contido nos doces, quando consumido em excesso, torna a pele mais flácida e com rugas, reflexo de uma inflamação na camada interna da pele que ocasiona a perda de elasticidade. “A explicação é simples: o excesso de açúcar, ou seja, a “glicação” pode ocorrer nos vasos sanguíneos, diminuindo sua expansão. O comprometimento da circulação sanguínea da derme prejudica a nutrição e, portanto, a produção de fibras elásticas”, afirma a médica.

Congelados

“Os níveis elevados de fosfato encontrados nesses alimentos aceleram os sinais de envelhecimento. Entre outros problemas relacionados aos congelados, estão o aumento da severidade de complicações relacionadas com a idade, doença renal crônica e calcificação cardiovascular,”, destaca Vanessa.

A alimentação ideal

Para a dermatologista Vanessa, o ideal é manter uma alimentação rica em vegetais, frutas, cereais, hortaliças e leguminosas. “Se você conseguir colocar na balança todos esses alimentos e consumir doses diárias de cada um deles será possível conservar a pele. Não deixe de inserir em suas refeições alimentos que contenham as vitaminas C e E, como é o exemplo da laranja, limão, nozes, cenoura, fígado, brócolis, melão, acerola e tomate”, conclui.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais