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Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - Você sabia que é possível fazer a reposição hormonal de uma forma natural através de alimentos?

Você sabia que é possível fazer a reposição hormonal de uma forma natural através de alimentos?

A alimentação adequada auxilia e muito na reposição hormonal, mas nem sempre é suficiente para suprir as necessidades de algumas pessoas.

A semente de linhaça possui ótimo valor nutritivo; contém uma grande quantidade de mucilagem e pectina que lhe conferem propriedades laxativas, ácido graxo essencial ômega-3 responsável pelo controle dos níveis de colesterol , o açúcar sangüíneo, a redução das inflamações e promoção da renovação celular e as isoflavonas que contribuem para a reposição hormonal.

A soja é um grão que possui vários benefícios nutricionais, pelo fato de ser boa fonte de fósforo, potássio, vitaminas B, zinco, ferro, a vitamina antioxidante E, e isoflavona que tem função semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), também encontrado nas ervilhas frescas.

Os alimentos integrais possuem uma película protetora dos grãos rica em fibras, vitaminas, minerais, e fitoquímicos, que são substâncias que ajudam no combate de doenças e na reposição hormonal.

Alimentos ricos em selênio como a castanhas, avelãs e amêndoas também auxiliam no aumento da testosterona, um hormônio masculino.

Uma dieta saudável pode ser resumida em três palavras: variedade, moderação e equilíbrio.

Fracionando a alimentação em quatro a seis refeições por dia (desjejum, almoço, jantar, intercalando lanches no período da manhã e da tarde procurando se alimentar de 3 em 3 horas), optando por uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras e ingerindo 2 litros de água por dia, conseguimos melhorar a qualidade de vida e minimizar os desequilíbrios hormonais, tudo isso sempre balanceado por um profissional especializado.

Uma alimentação equilibrada inicia-se desde a gestação, quando o bebê recebe os nutrientes do cordão umbilical da mãe.

Se tivermos uma alimentação balanceada desde a infância com certeza estaremos melhorando a qualidade de vida e minimizando qualquer tipo de desequilíbrio hormonal e corporal.

Não existe fase certa para uma alimentação equilibrada, quanto antes iniciar, melhor será, para isso, é indicado que exista a ajuda de um profissional qualificado para solicitar exames específicos, avaliando a necessidade ou não de suplementação hormonal.



Thaís Navarro Caldeira é Nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Portal Cidade Saudável.


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