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Notícia - 7 Perguntas sobre Nutrição e Atividade Física

7 Perguntas sobre Nutrição e Atividade Física

A atividade física combate o estresse, reduz a obesidade e ajuda na prevenção de algumas complicações de saúde; mas muitas vezes surge a dúvida: "Quais são os melhores alimentos para as pessoas envolvidas em esportes como caminhadas, natação, levantamento de peso?" Com a ajuda da nutricionista Carolina Chuichmam, trazemos 7 perguntas comuns envolvendo alimentação e a prática esportiva, para guiar você numa dieta saudável e uma vida ativa.

Quanto mais proteína, maior é o ganho muscular?

Mito. Pessoas que praticam exercícios físicos precisam de mais proteína do que os sedentários, mas você não precisa exagerar no consumo para ganhar massa muscular, pois o nutriente mais importante para este ganho é o carboidrato e não a proteína.
“Na verdade o organismo não tem capacidade de estocar aminoácido (unidades formadoras da proteína), como estocam carboidrato e gordura”, comenta a nutricionista.

É importante alimentar-se após as atividades?

Verdade. Se você deixar de comer, anulará o treino. “Coma nos primeiros 30 minutos após o exercício”, aconselha Carolina. “Faça outras pequenas refeições a cada 3 horas”. Após a prática de atividades físicas é importante consumir carboidratos e proteínas para recompor os músculos. Tente fazer um sanduíche de peito de peru e queijo branco com suco de abacaxi, por exemplo.

Alimento doce pode ajudar o desempenho?

Verdade. Mesmo que ajudem no desempenho físico, evite exageros. Doces gordurosos são de difícil digestão e por isto devem ser evitados. As atividades aeróbicas e de longa duração tem o doce como aliado por fornecerem energia rapidamente. Antes de consumir qualquer doce, preste atenção na intensidade de sua atividade.

Antes de malhar, por exemplo, consuma uma fatia de bolo sem recheio e sem cobertura, uma barra de cereal de mel e 2 biscoitos de maisena. Caso tenha alguma restrição alimentar, como diabetes, siga a dieta orientada pelo médico.

Bebidas esportivas são indispensáveis?

Mito. As bebidas esportivas devem ser consumidas com atenção. Se você não passa mais de uma hora se exercitando, o consumo de água é suficiente e já ajuda com a hidratação. As bebidas esportivas são usadas para repor os sais minerais perdidos pelo suor em atividades de esforço físico mais intenso. “Quem sofre de doenças como disfunção renal ou hipertensão arterial, deve consultar o médico antes de consumir estes produtos”, lembra a nutricionista.

Consumir banana faz bem?

Verdade. Frutas sempre fazem bem para a saúde e são ótimas fontes de energia. A banana ajuda a evitar cãibras e a obter as energias necessárias durante a prática de exercícios, mas isto não significa que você deve consumir apenas uma banana ou não experimentar outras frutas. A nutricionista lembra que frutas ricas em fibras como a laranja com bagaço, mexerica, manga, melancia e abacaxi, se consumidos minutos antes ou durante os exercícios poderão gerar desconforto gástrico podendo diminuir o desempenho. Uma boa dica é o consumo de frutas secas.

O café da manha é importante?

Verdade. O café da manhã estimula o metabolismo e fornece nutrientes que ajudam na recuperação muscular pós-treino ou na formação de estoques para os próximos treinos. Faça um café da manhã reforçado, cereais integrais, por exemplo, evita a prisão de ventre e a constipação. Não pule este refeição.

Devo só consumir produtos light ou diet?

Mito. Produtos light ou diet não são essenciais para praticar atividades físicas e sim recomendados quando se tem determinados objetivos. Diets podem ser indicados para dietas controladas – para os diabéticos (restrição de açúcar), para os hipertensos (restrição de sal). Os lights recomendados para emagrecimento ou para manter-se no peso. Assim como os demais alimentos, preste atenção na quantidade consumida. Comer 20% a mais de um produto que tem 20% de calorias reduzidas, anula qualquer benefício real de redução de calorias.


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