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Notícia - Ganhar energia, dormir melhor ou ter mais memória? Escolha a sopa ideal para suas necessidades

Ganhar energia, dormir melhor ou ter mais memória? Escolha a sopa ideal para suas necessidades

Você sabia que o espinafre, rico em magnésio e cálcio, combate a depressão e os sintomas da tensão pré-menstrual? E que massas e tubérculos, como a batata, contêm carboidratos que liberam energia para o organismo de forma gradativa e contínua?

Os alimentos podem fazer muito mais pela nossa saúde e qualidade de vida do que podemos imaginar. Para facilitar a vida de quem não tem tempo de ficar horas na cozinha, aqui vão algumas receitas de sopas elaboradas pela nutricionista funcional Cristina Martins, da Clínica Sara Bragança, no Rio de Janeiro.

Além de fáceis de fazer e muito saudáveis, elas ainda oferecem propriedades para melhorar sua qualidade de vida, trazendo conforto e bem-estar.

SOPA DE FRANGO E GRÃO DE BICO, PARA DORMIR MELHOR: Alimentos como frutas, legumes, leite e derivados, nozes, leguminosas, carnes magras, pães, cereais e massas integrais contêm triptofano, nutriente que é convertido em serotonina, um neurotransmissor. "O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que reduz a sensação de dor, diminui o apetite, acalma e melhora o sono", explica Cristina Martins. Os chás, especialmente os de camomila, valeriana e passiflora, também contribuem diretamente para uma noite repousante. Por outro lado, dietas ricas em açúcar refinado e excesso de cafeína podem levar à queda da serotonina.

"Não é indicada a ingestão de bebidas e alimentos fontes de cafeína após às 16 horas, bem como de açúcar ou doces à noite. Outros alimentos considerados ruins para a boa saúde do sono são os industrializados, ricos em substâncias químicas, que sobrecarregam o organismo, com agravante para os ricos em calorias vazias, sem quaisquer nutrientes, como os refrigerantes."

SOPA DE ESPINAFRE, CONTRA A TPM: Muitas mulheres apresentam sintomas físicos da síndrome pré-menstrual, como sensibilidade mamária, inchaço, ansiedade, irritação e fome. Cerca de 90% relatam tais sinais durante os 15 dias que antecedem a menstruação. "Estudos mostram que os níveis de serotonina em quem apresenta o problema são mais baixos do que em mulheres em condições normais", diz Cristina Martins. O espinafre é rico em magnésio e cálcio, que combate a depressão e outros sintomas da TPM. "O queijo também tem essa propriedade, por isso entra na receita."

A manteiga, por sua vez, contém vitamina E, um antioxidante natural que atua na sensibilidade mamária e ajuda a diminuir a ansiedade. No outro extremo, quem sofre com o distúrbio deve manter distância de carboidratos refinados à noite, pois estão associados a alterações de humor, ganho rápido de peso e inchaço na região abdominal. "Sal e açúcar em excesso, café, produtos lácteos, refrigerantes e álcool aumentam a retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas."

SOPA DE OVOS, PARA TURBINAR A MEMÓRIA: O principal nutriente associado à memória é a colina, presente na gema de ovo, que não só participa da formação de novos neurônios como ajuda a reparar as células cerebrais avariadas. "Fora isso, o nutriente constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado", diz a nutricionista funcional Cristina Martins. Outras boas fontes de colina são os peixes de águas profundas, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala, capazes de proteger os neurônios contra os radicais livres, notórios destruidores de células.

Agora, o que você deve evitar: carnes, álcool e gordura em excesso, itens que, a longo prazo, podem aumentar o risco de doenças neurológicas como Alzheimer. "As carnes estimulam a produção de substâncias tóxicas, e as formas mais críticas de preparo são a fritura e o churrasco. O perigo aumenta se a dieta for pobre em vitaminas do complexo B. O álcool causa déficits temporários de memória, atenção e aprendizado, levando à morte de neurônios e prejudicando a formação de novas células cerebrais. E as gorduras saturadas, provenientes de fontes animais e sobretudo as do tipo trans, são comprovadamente maléficas para o coração e demais órgãos."

SOPA DE CENOURA, GENGIBRE E MEL, PARA O BEM-ESTAR: Vegetais, frutas e sementes oleaginosas são alimentos de fácil digestão, que proporcionam a rápida absorção de seus nutrientes pelo organismo. Dessa forma, favorecem a saúde e geram bem-estar. "Refeições ricas em gordura, proteínas e excesso de amido, ao contrário, dificultam a digestão e deixam a pessoa com a sensação de que está "empanturrada", gerando mal-estar", destaca Cristina Martins. Ela recomenda dar atenção à mastigação e evitar líquidos durante o almoço e jantar.

SOPA DE MASSA, VEGETAIS E RAÍZES, PARA TER ENERGIA: Vegetais, massas, tubérculos e raízes, como a batata, contêm carboidratos complexos, importantes componentes no abastecimento de combustível ao organismo. "Eles liberam energia de forma gradativa e por um longo período", salienta a nutricionista Cristina Martins. Para quem não quer perder o pique, a dica é não adotar cardápios à base de proteína ou com exclusão de carboidratos. "A falta pode desencadear desde um cansaço crônico até desmaios."

Excesso de açúcar e doces também levam à fadiga, já que são carboidratos simples: fornecem energia, porém rápida e por curto período. "Outra dica é beber muita água, pois nosso corpo é composto por 70% de líquidos e a desidratação contribui para o desânimo e a pouca disposição".


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