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Notícia - Confira 10 alimentos que são aliados dos diabéticos

Confira 10 alimentos que são aliados dos diabéticos

Quando se fala sobre diabetes, é preciso classificar também os alimentos para diabéticos que são ideais para o dia a dia. É necessário que essas pessoas evitem açúcares, comidas fritas, bebidas alcoólicas e que fiquem sempre atentas aos alimentos diet (pois nem todos são isentos de açúcar).

Aumentar o consumo de fibras e verduras cruas, assim como de alimentos frescos ao invés dos industrializados, são outras dicas necessárias para os diabéticos manterem a saúde em alta. A atenção deve ser redobrada para os diabéticos que não estão dentro da faixa de peso ideal. Como resolver essa situação? Conhecendo quais são os melhores alimentos para diabéticos!

Veja 10 opções de alimentos para diabéticos:

Aveia: o seu farelo possui grandes quantidades de fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal. Estes grãos também estabilizam a diabetes e controlam a tensão arterial. Consumo diário: 2 colheres (sopa).

Gergelim: contém ômega-3 e ômega-6, que protegem o coração, além de muitas vitaminas e minerais. Quando consumido regularmente, previne o câncer e combate a diabetes tipo 2. Consumo diário: 1 colher (chá).

Linhaça: repleta de fibras, regula o intestino. Também reduz o colesterol mau (LDL), evita o desenvolvimento do câncer e controla a diabetes. Consumo diário: 2 colheres (sopa).

Canela: tempero muito usado tanto em receitas doces quanto salgadas, a canela também promove benefícios à saúde dos pacientes diabéticos. “A inclusão da especiaria na dieta de diabéticos tipo 2 melhora o controle glicêmico e os fatores de risco para doenças cardiovasculares associadas”, explica a nutricionista Robena Molinari.

Gengibre: é uma raiz termogênica, que produz calor de forma mecânica. Ela favorece os sistemas digestivo e respiratório, além de ainda diminuir os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes. “O alimento possui substâncias antioxidantes que promovem a melhora da circulação sanguínea, prevenindo os problemas circulatórios causados pela doença”, completa Robena.

Frutas: as pessoas que têm diabetes devem consumir frutas com uma certa moderação, pois a frutose, que é o açúcar presente em todas as frutas, transforma-se em glicose no organismo, prejudicando os portadores da doença. A quantidade ideal de frutas varia de 2 a 4 porções por dia, aproximadamente. 1 porção pode ser considerada igual a 1 laranja média ou 1 maçã ou 1 fatia de papaia ou 1 rodela de ananás ou 6 uvas. As frutas que contêm mais frutose são a uva, a manga e a banana.

Banana verde: é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, é digerida e absorvida mais lentamente. “Assim, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre de forma gradativa e controlada e a liberação de insulina é reduzida, poupando o pâncreas. Isso favorece a prevenção do diabetes tipo 2”, revela Luana, nutricionista. A banana verde pode ser consumida em forma de farinha.

Batata yacon: o consumo diário da batata yacon pode ajudar no controle da glicemia em portadores de diabetes tipo 2. O vegetal é rico em um carboidrato chamado frutooligossacarídeo, que age de forma semelhante às fibras em nosso organismo. Um carboidrato simples - também conhecido como amido - é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando as taxas de glicose no sangue em uma velocidade maior e gerando picos de insulina. Já no caso do carboidrato presente na batata yacon, o que acontece é o contrário.

Berinjela: o legume possui antioxidantes, como os flavonoides, sendo forte aliado no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele e o desenvolvimento de câncer, além de ser uma grande aliada no controle da glicemia. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, afirma a nutricionista Paula Castilho.

Vegetais folhosos: “De um modo geral, tanto pela presença de nutrientes moduladores da resposta glicose-insulina quanto pela presença de fibras, o consumo de folhas favorecerá o controle da glicemia”, afirma Luana. Varie entre couve, agrião, alface, rúcula, repolho, endívia, espinafre e outras folhas.


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