Nesta sessão disponibilizaremos as melhores Dicas de saúde, beleza, bem-estar, qualidade de vida e muito mais.

Tenham uma ótima leitura!
 
   
Notícia - 5 dicas para turbinar o metabolismo e queimar mais calorias

5 dicas para turbinar o metabolismo e queimar mais calorias

Um metabolismo acelerado, em um nível saudável, pode ajudar na perda de peso, uma vez que facilita a queima de calorias. E é possível fazer isso de forma natural.

Mas, para otimizar o processo, fazer uma consulta com um profissional especializado em nutrição é o melhor caminho, uma vez que indicará a quantidade de refeições e o que comer em cada uma de acordo com suas características (peso, altura, etc.).

Não pule o café da manhã: “Depois de uma noite de sono, é imprescindível repor os estoques de energia para ativar o metabolismo”, explica a nutricionista Tânia Rodrigues. Isso significa que você deve forçar a barra, mesmo sem apetite, comendo ou tomando alguma coisa nutritiva para dar uma espécie de choque no corpo, fazendo com que ele comece a incinerar calorias desde cedo.

Água fresca ou gelada: o corpo também precisa produzir energia para manter a sua temperatura estável em torno de 37ºC. Quando você toma água gelada, há uma queda de temperatura que obriga o organismo a “colocar lenha na fogueira” para aquecê-lo. Mais: um estudo inglês mostrou que malhadores com o hábito de tomar água mais fresca têm pique extra para enfrentar um programa 25% mais longo de exercícios.

Durma bem: a alteração do tempo de sono é associada a um descontrole da ingestão alimentar e a um maior risco de aumento de peso, por interferir no metabolismo. Mas os mecanismos que esclarecem essas associações ainda não estão totalmente desvendados. “O que se sabe é que os distúrbios de sono, como a insônia, interferem no apetite e na saciedade, fazendo com que você coma demais”, diz Tânia. “A escassez de horas dormidas também provoca alterações hormonais, como o aumento da insulina e do cortisol, além da diminuição dos hormônios tireoidianos, que favorecem o ganho de peso”.

Pimenta vermelha: alguns estudos garantem que o metabolismo dá uma acelerada nos 30 minutos seguintes à ingestão desse condimento. Mais: a pimenta vermelha diminui o desejo de consumir proteínas, carboidratos e gorduras, ou seja, ela provoca uma sensação de saciedade. Agora, em excesso, pode prejudicar o sistema digestivo, agravando quadros de gastrites e hemorroidas.

Bote fé na cafeína: algumas substâncias, como a cafeína, presente no café, têm a capacidade de estimular o sistema nervoso central, provocando a liberação de adrenalina, deixando você mais disposto e elevando a frequência cardíaca, além de facilitar a liberação de cálcio, que ajuda na contração muscular. Ou seja: cafeína é tudo de bom para quem malha. E, em quantidades moderadas (três ou quatro doses de 50 ml de café expresso ou em infusão), também tem a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a sua concentração. Já o excesso eleva o risco de ataque cardíaco em pessoas vulneráveis e facilita a desidratação devido ao efeito diurético da adrenalina.


< Voltar
 
Rua 24 de Maio, 77 - Galeria R. Monteiro - Loja 10 - CEP: 01041-001 - São Paulo - SP
Telefone/fax: (11) 3223-2788 E-mail: contato@magnavita.com.br
  Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados - Magna Vita Homeopatia e Produtos Naturais