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Notícia - A importância das proteínas no café da manhã

A importância das proteínas no café da manhã

É muito comum tomar uma xícara de leite com café, comer alguns biscoitos, uma tigela com cereais ou torradas com geleia como café da manhã. No entanto, esta é a refeição que nos dá a energia para começar o dia, por isso é muito importante conhecer as necessidades das proteínas no café da manhã.

O comportamento do organismo no período da manhã

É preciso notar que, durante a manhã, prevalecem os hormônios que convertem os alimentos em energia e regeneram a massa muscular. Isso acontece porque, a essa hora do dia, nosso corpo é controlado pelo cortisol, a substância responsável pela conversão das proteínas em energia.

Devido a este processo, as proteínas ingeridas pela manhã sofrem as modificações relevantes que as convertem em massa e energia muscular. Além disso, ingerir proteínas contribui para a manutenção de níveis de glicose constantes durante muitas horas.

Este efeito é positivo para preservar a massa muscular, aumentar nossa concentração mental – o que é perfeito para as horas de trabalho ou estudo -, evitar sentir fome por muitas horas e aumentar a temperatura corporal.

Além disso, as proteínas permitem acelerar nosso metabolismo muito mais do que quando são consumidas à noite. Isso também facilita que nós consigamos evitar um maior armazenamento de gorduras ao longo do dia.

A função das proteínas no café da manhã

Graças às proteínas que comemos durante o café da manhã, mantemos nossos níveis de glicose no sangue mais estáveis, tornando possível manter uma concentração mental adequada.

Além disso, aumentamos nossa memória e nossa capacidade de raciocínio. Por ter uma disponibilidade apropriada de glicose, o cérebro não precisará ativar sistemas de emergência para obtê-la de outras fontes, e pode se dedicar completamente às suas funções intelectuais.

A importância das proteínas no café da manhã vai além, pois elas atuam diretamente no cérebro produzindo adrenalina e dopamina. Isso nos permite melhorar a nossa capacidade de raciocínio, assim como as habilidades de aprendizado, muito importantes nas primeiras horas da manhã.

Outra vantagem de tomar um café da manhã equilibrado é que a indução metabólica de proteínas nos ajuda a emagrecer. Desta forma, podemos incluir em nossa dieta todos os alimentos necessários para ter energia e controlar a fome.

Além disso, também obteremos os nutrientes necessários para elevar a serotonina e controlar o vício em carboidratos, que vai contra uma dieta saudável e nos estimula a ganhar peso. Ao acelerar o metabolismo e controlar a fome e o vício, evitaremos a necessidade que costumamos ter de “beliscar” ao longo do dia.

Exemplos de cafés da manhã ricos em proteínas

Como exemplo, mostraremos alguns cafés da manhã com alto teor de proteína.

Desta forma, você pode se beneficiar de todas as vantagens de ingerir esses nutrientes no início do dia.

Mingau de aveia como proteína no café da manhã

A aveia é uma bom alimento para comer no café da manhã por uma variedade de razões. Primeiro, seus flocos são uma excelente fonte de carboidratos complexos e fibras solúveis que, além de facilitarem a digestão, também nos mantêm satisfeitos por mais tempo.

Além disso, a fibra solúvel também nos ajudará a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Este café da manhã fornecerá uma boa quantidade de proteína e será uma escolha perfeita para uma dieta vegetariana.

Iogurte grego

O iogurte é um laticínio que será uma boa fonte de proteína no café da manhã para começar o dia.

Além disso, irá fornecer uma boa quantidade de cálcio e vitamina D. Este alimento é um produto cada vez mais consumido no café da manhã.

Omelete ou ovos mexidos

Os ovos são uma opção muito saborosa, rica em proteínas e livre de carboidratos.

Eles são uma excelente fonte de proteínas que muitos costumam evitar devido ao seu teor de gorduras saturadas e níveis de colesterol.

No entanto, este colesterol é, na verdade, conhecido como o “colesterol bom”, e é benéfico para a saúde. A menos que você coma 10 ovos por dia, será difícil exceder os níveis recomendados de gorduras saturadas por dia.

Portanto, os ovos são uma das melhores opções para incluir as proteínas no café da manhã. É isso que faz deles as estrelas do café da manhã em muitos países.


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