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Notícia - 5 erros que todo corredor pode cometer

5 erros que todo corredor pode cometer

Ao dar os primeiros passos na corrida – principalmente se você não possui acompanhamento profissional – é normal aconteceram alguns erros que todo corredor pode cometer. Entretanto, os mais calejados também colecionam deslizes que podem comprometer a performance e, em casos mais complicados, a saúde. Quer fugir das lesões e correr com segurança? Analice Medeiros, professora de musculação da academia Competition, explica os principais erros que impedem a vida longa na corrida:

Erros que todo corredor pode cometer

Apenas Correr: Os atletas amadores e profissionais acham que correr é o suficiente para manter a forma e a boa saúde. Engana-se quem acha isso: a corrida traz o benefício cardiovascular, mas é necessário o treino complementar de força, o qual conseguimos por meio da musculação, treino funcional ou outra atividade como o pilates ou ioga. Dessa forma você terá um corpo equilibrado e com menor risco de lesão.

Calçado inadequado: Muitos corredores erram no momento de escolher o tênis para a corrida. Alguns escolhem por estética, outros pelo valor e outros, pela marca. Um ponto importante na escolha do tênis é: saber primeiramente qual é o seu tipo de pisada (supinada, pronada ou neutra). "Já vi atletas se lesionarem por calçado inadequado. Por isso, faça um teste de pisada, identifique o formato adequado, para selecionar o melhor modelo na prática da corrida", recomenda Analice.

Correr mais do que se deve: Alguns corredores nunca estão totalmente satisfeitos com a quilometragem percorrida durante as semanas de treinos. O ponto mais importante é saber qual objetivo. Se o objetivo é correr 21 km, não tem necessidade de treinar 30 km. "O excesso pode levar ao desgaste, podendo ocasionar lesões", alerta.

Não ter alimentação e hidratação adequadas: A desidratação e má alimentação podem levar a fadiga e perda do rendimento, limitando a performance. Com isso, alguns mecanismos são alterados, implicando na técnica do movimento, contração muscular podendo levar a cãibras, e maior gasto calórico. Por esse motivo, é essencial o acompanhamento nutricional, e se manter hidratado antes, durante e após a corrida, adequando de acordo com as diferentes distâncias.

Não respeitar o descanso: O descanso entre os treinamentos não é muito compreendido pelos corredores. Em geral, os corredores amadores e principalmente os profissionais acham que quanto mais quilômetros percorridos, melhor. “Através do período de descanso é possível recuperar as reservas energéticas, ter a regeneração de fibras e musculatura exigida na corrida, e consequentemente a prevenção de lesões e otimização do treinamento. Por esse motivo, é fundamental que cada pessoa, independentemente da modalidade ou prática, considere isso”, finaliza a professora.


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